Sofrimento psíquico no trabalho: repercussões na subjetividade do trabalhador

Páginas: 37 (9073 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
CONGREGAÇAO DE SANTA DOROTÉIA FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

SOFRIMENTO PSÍQUICO NO TRABALHO: Repercussões na subjetividade dos trabalhadores

JANAÍNA FÁTIMA PONTES MELO

RECIFE/2010

2 JANAÍNA FÁTIMA PONTES MELO

SOFRIMENTO PSÍQUICO NO TRABALHO: Repercussões na subjetividade dos trabalhadoresMonografia apresentada como requisito de avaliação no curso de Pós-graduação, Latu Sensu à obtenção do título de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, pela Faculdade Frassinetti do Recife, sob a orientação da Profª Ms. Maria Izabel Migueis Quintas Calheiros.

RECIFE/2010

3 EPÍGRAFE

“Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo; não posso abrir-lhe outro mundo deimagens além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível seu próprio mundo; e isso é tudo.”

Heman Hesse

4 AGRADECIMENTOS

Dedico esta monografia à minha orientadora, Profª. Mestra Maria Izabel Migueis Quintas Calheiros, por seu apoio científico, paciência e dedicação; à minha família em especial aosmeus pais e minha filha, pela confiança e a palavra de força sempre que precisei.

5 RESUMO

O presente trabalho busca a partir da pesquisa bibliográfica, aprofundar os estudos sobre os motivos que levam o trabalhador ao sofrimento psíquico nas organizações, retratando a dor pelo seu caráter subjetivo. Objetiva também despertar uma reflexão construtiva que levará ao senso critico a confrontaras condições de trabalho almejadas com as vivenciadas no dia-a-dia de cada trabalhador. Para este fim, o trabalho de pesquisa foi dividido em três capítulos, o primeiro capítulo retrata o sofrimento psíquico do trabalhador, que apresenta a origem do trabalho, conceitos e razões que levam o individuo ao sofrimento psíquico. O segundo capítulo detalha a compreensão da subjetividade no trabalho e oterceiro capítulo adentra nas repercussões do sofrimento psíquico na subjetividade dos trabalhadores. Para realização do mesmo, recorreu-se a autores como: Arendt (2001), Dejours (1992), Mendes (2008), Loyola (2006), entre outros.

Palavras chaves: TRABALHO, SUBJETIVIDADE, SOFRIMENTO PSÍQUICO.

6 ABSTRACT

El presente trabajo de la literatura, nuevos estudios sobre las razones por lascuales el trabajador a la angustia psicológica en las organizaciones, representando el dolor por su naturaleza subjetiva. También tiene como objetivo despertar un debate constructivo que lleve a sentido crítico para hacer frente a las condiciones de trabajo con experiencia que desee en el día a día para cada empleado. Con este fin, el trabajo de investigación fue dividida en tres capítulos, elprimero representa el sufrimiento psicológico del trabajador, lo que explica el origen de la obra, los conceptos y las razones que llevan al individuo a los trastornos psicológicos. El segundo capítulo detalla la comprensión de la subjetividad en el trabajo y entra en el tercer capítulo de los efectos de los trastornos psicológicos en la subjetividad de los trabajadores. Para lograr lo mismo,recurrimos a los autores como Arendt (2001), Dejours (1992), Mendes (2008), Loyola (2006), entre otros.

Palabras claves: TRABAJO, SUBJETIVIDAD, SUFRIMIENTO PSÍQUICO.

7 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................8

1. SOFRIMENTO PSÍQUICO NO TRABALHO..................................................10

1.1Trabalho......................................................................................................10 1.2 Sofrimento psíquico....................................................................................12 1.3 Razões do sofrimento psíquico no trabalho ...............................................14

2.COMPREENSÃO DA SUBJETIVIDADE NO TRABALHO .............................17

2.1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SUBJETIVIDADE, PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO
  • TRABALHO E SUBJETIVIDADE: CARGAS E SOFRIMENTO
  • Trabalho e sofrimento psíquico: um estudo de caso
  • Treinamento e prazer-sofrimento psíquico no trabalho
  • Sofrimento psiquico
  • Sofrimento psiquico
  • Sofrimento psiquico
  • Liderança e sofrimento psiquico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!