Sofredor psíquico: consequência de sequelas de meningite

Páginas: 16 (3811 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2011
SOFREDOR PSÍQUICO: CONSEQUÊNCIA DE SEQUELAS DE MENINGITE

Barbara Nesi[1]
Tamiris Maseiro da Luz[2]
Ida Marlene Stoffel Machado³

[pic]
RESUMO: Este artigo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência apresenta os resultados de um estudo desenvolvido em uma UBS do município de Criciúma, tendo por objetivo realizar o projeto terapêutico singular em uma família com ênfase em umcomponente da mesma, aplicando a teoria da metodologia da assistência de enfermagem de Wanda Horta, tendo em vista a humanização do paciente e de sua família e por fim desenvolver os respectivos diagnósticos e planos de cuidados visando proporcionar um melhor entendimento familiar quando ao diagnóstico do paciente e um melhor ambiente social ao paciente baseado na integralidade.

Palavraschaves: Consulta de enfermagem. Wanda Horta. Meningite. Humanização, Integralidade.
[pic]

1. INTRODUÇÃO

A relação estabelecida entre o profissional de saúde e as pessoas quais assiste é fundamental, pois, a depender da qualidade das interações, será melhor ou menor o potencial de construir confiança, estabelecer vínculos e provocar transformações pessoais que contribuam para a produçãode saúde. O profissional deve considerar a pessoa na sua integralidade, valorizar sua unicidade e singularidade, procurando construir uma relação de sujeito com sujeito. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2010)
Por humanização entende-se como a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores.
O acolhimento é uma das formas deconcretizar a humanização das práticas de saúde. Caracteriza-se como um modo de operar os processos de trabalho em saúde de forma a dar atenção a todos que procuram os serviços, não só ouvindo suas necessidades, mas percebendo-as para além da fala/expressão verbal, assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas mais adequadas com as pessoas. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2010)
Oestudo de caso foi realizado com um membro da família por meio de quatro consultas de enfermagem realizadas na sua residência e na USB localizada no bairro Brasília, Criciúma. Por meio das consultas de enfermagem obtiveram-se os dados a cerca da história e contexto familiar, bem como dos hábitos de vida e da patologia do membro escolhido como foco principal deste estudo.
A Consulta deEnfermagem busca conhecer o ciclo de vida familiar ajuda muito o profissional de saúde a formular hipóteses mais próximas da realidade sobre os problemas que as pessoas estão vivendo e que tem implicações no processo saúde-doença. O processo de saúde-doença envolve toda família. Atuar com o foco na família pressupõe, entre outras coisas, considerar as interações e/ou tensões familiares, muitas vezesnão mencionadas inicialmente e que estão intrinsecamente ligadas aos processos de adoecimento. É de fundamental importância que os profissionais busquem conhecer e utilizar essas ferramentas no cotidiano de suas práticas. Isso permitirá uma atenção mais adequada, com resultados mais conscientes e duradouros.
Seguem as informações coletadas durante a entrevista de enfermagem os respectivosdiagnósticos e planos de cuidados, os quais foram elaborados a partir das demandas terapêuticas apresentadas pela paciente e familiar.

2. BASE TEÓRICA

2.1. Meningite
A meningite é uma inflamação da pia-máter, da aracnóide e do espaço subaracnóide cheio de líquido cefalorraquiano (LCR). (Porth, 2005).
As meningites são classificadas como sépticas ou assépticas.
As meningitessépticas são causadas por bactérias. Nas meningites assépticas, a causa é virótica ou secundária a um linfoma, leucemia ou vírus da imunodeficiência humana (HIV). Os patógenos que mais comumente causam meningites sépticas são Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis (Goetz, 2003). Os surtos de infecção por N. meningitidis tendem a ocorrer em grupos comunitários mais densos, como campus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sequela
  • Meningite
  • Meningite
  • MENINGITE
  • Meningite
  • Meningite
  • meningite
  • Meningites

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!