Sof-starte e inversor de frequência

2789 palavras 12 páginas
SOFT – STARTER
INTRODUÇÃO

Soft-Starters são chaves de partida estática,destinadas à aceleração, desaceleração e proteção de motores de indução trifásicos. O controle da tensão aplicada ao motor, mediante o ajuste do ângulo de disparo dos tiristores, permite obter partidas e paradas suaves. Com o ajuste adequado das variáveis, o torque produzido é ajustado à necessidade da carga, garantindo, desta forma, que a corrente solicitada seja a mínima necessária para a partida. As Soft-Starters , microprocessadas e totalmente digitais, são produtos dotados de tecnologia de ponta e foram projetadas para garantir a melhor performance na partida e parada de motores de indução, apresentando-se como uma solução completa e de baixo custo. A interface homem-máquina permite fácil ajuste de parâmetros facilitando a posta em marcha e a operação. A função incorporada “Pump Control” permite um eficaz controle sobre bombas, evitando desta forma o “Golpe de Ariete”.

1-PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas elétricos convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, chave estrelatriângulo,entre outras). Seu princípio de funcionamento baseia-se em componentes estáticos, os tiristores. O esquema genérico de um soft-starter está ilustrado abaixo.

Esquema de um soft – starter implementado com seis tiristores para acionar um motor de indução trifásica (MIT) Por meio do ângulo de condução dos tiristores, a tensão na partida é reduzida, diminuindo os picos de corrente gerados pela inércia da carga mecânica. Um dos requisitos do soft-starter é controlar a potência do motor sem, entretanto alterar sua freqüência (velocidade de rotação). Para que isso ocorra, o controle de disparo dos
SCR – Silicon Controlled Rectifier (tiristores) atua em dois pontos: controle por tensão

Relacionados