Socuoligia

1570 palavras 7 páginas
QUESTÕES:

1. A expansão marítima configurou uma nova relação geográfica, política, econômica e social para o mundo.
Desenvolva uma reflexão sobre a frase acima.

Resposta: Uma visão melhor do movimento intelectual de grande envergadura, que irá alterar as formas de explicar a natureza e a sociedade. A expansão marítima tem um papel importante, tendo uma definição de um mundo mais amplo, com novos povos e novas culturas, novas modos de explicar as coisas, exigindo uma reformulação no modo de ver e de pensar dos europeus.

2. Martinho Lutero foi o precursor de um movimento religioso que dividiu a Europa no século XVI, movimento que foi chamado de reforma protestante.
Comente sobre o que foi a reforma e qual sua relação com a expansão marítima.

Resposta: No século XVI, desenvolve-se outro movimento, o da Reforma Protestante, que ao entrar em conflito com a autoridade papal e a estrutura da Igreja, vai propiciar uma tendência que contribuiu de modo significativo para a valorização do conhecimento racional, em contraposição a relação ao permitir a livre leitura das Escrituras Sagradas e dessa forma, o confronto com o monopólio do clero na interpretação baseada na fé e nos dogmas. A relação com a expansão marítima foi que, como eles saíram da rota conheceram outras culturas, outras religiões onde percebeu que não precisa do monopólio do clero para interpretar as Escrituras Sagradas e nem se relacionar com Deus individualmente.
.

3. Cristovão Colombo e Vasco da Gama são apresentados, em Lisboa, Por Pedro Álvares Cabral e assim se segue o diálogo:

Cabral: Muito se falam de vocês pela cidade, são consideradas grandes navegadores.

Colombo: Obrigado caro Pedro.

Cabral: Como conhecedor do tema, e ainda pretendendo ser um grande navegador como vocês serão que teria o privilegio de ouvir sobre como traçaram suas rotas para as Índias e para a América?

Vasco: Seria um prazer debater esse tema.

Cristovão: Faço de suas palavras as minhas.

Relacionados