socoilogia

1327 palavras 6 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE RIO GRANDE

O DIREITO, UM CONTROLE SOCIAL

ABRIL DE 2014
FACULDADE ANHANGUERA DE RIO GRANDE

DIREITO, UM CONTROLE SOCIAL

Trabalho obrigatório para menção da nota do primeiro bimestre / primeiro semestre para componente curricular de sociologia jurídica prof. Erico B.F. da costa.

ABRIL DE 2014
INTRODUÇÃO
Ainda não existe definição exata para o que é direito, mas para a realização desta atividade partiremos da ideia dos sociólogos, pois esta é a que melhor se encaixa a realidade atual, tendo assim o direito como uma ciência social e sendo ele o conjunto de normas que regula o comportamento da sociedade. Podemos então dizer que as normas impostas pelo direito são as que permitem que o homem viva em paz com o próximo.
O direito está inserido na sociedade na maioria de nossas ações e este se faz presente em diversas áreas sociais desde a economia, até os costumes.
Esta atividade tem como finalidade tratar do direito em sua principal função, a de regulador do comportamento social, o direito vem através dos séculos exercendo esta função, sendo assim o fator primordial para existência da sociedade.

DESENVOLVIMENTO “Por que os modos sociais que vai viver o indivíduo são cultura e não natureza é que eles não lhe podem ser proporcionados pela herança biológica e sim pela tradição social” (A.L.Machado Neto – p:165).
O homem nasce com o direito natural a liberdade e ao nascer é desprovido do discernimento de certo e errado sendo assim necessita ser socializado, para que possa viver em sociedade, ao longo da vida o homem deve manter-se no que Kelsen chamava de retidão social, mas por fatores biológicos, psicológicos, entre outros o indivíduo pode sair desta retidão e causar assim conflitos
Para manter o ínvido dentro da retidão a sociedade cerca-se assim de normas conhecidas como o aparato de controle social, composto por normas de trato social que são normas morais

Relacionados

  • Socoilogia
    511 palavras | 3 páginas
  • Socoilogia jurídica exercicios de introdução a sociolgia 1 unid. facol
    1897 palavras | 8 páginas
  • faculdade
    12776 palavras | 52 páginas