Sociotab

262 palavras 2 páginas
Émile Durkheim, nasceu em Paris, no dia 15 de novembro de 1917 é considerado um dos pais da Sociologia. Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião e até suicídio. Umas de suas teorias são Fatos Sociais, Solidariedade Mecânica e Orgânica.

Para Durkheim, a sociedade através dos fatos sociais impõe um padrão de comportamento em cima dos indivíduos. São regras morais e jurídicas, dogmas religiosos, maneiras de agir e pensar, costumes, etc. Pode ser visto no filme Balada de Narayama, que conta a história de um vilarejo no Japão, nesse vilarejo tinha um costume muito rígido com seus moradores, pessoas que completassem 70 anos eram obrigadas a ir embora do vilarejo, para manter o controle populacional. Os idosos deveriam ir para a montanha, onde esperariam a chegada de sua morte, sozinhos. Esse costume era um dos fatos sociais do vilarejo, passado de geração para geração.

Solidariedade mecânica é característica das sociedades "primitivas" . Nestes tipos de sociedades, os integrantes compartilham do mesmo pensamento, da mesma função e do mesmo valor moral, tanto no que se refere às crenças como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência dos integrantes. Voltando ao filme, observa-se a solidariedade mecânica no modo de sobrevivência dos integrantes do vilarejo, que produziam seu próprio alimento, compartilhando as mesmas técnicas de plantio e de colheita.

Solidariedade orgânica é a característica das sociedades modernas. É basicamente a divisão dos papeis sociais, cada individuo tem uma função diferenciada na sociedade.

Relacionados