Sociolologia do trabalho

466 palavras 2 páginas
Novas Relações de Trabalho e Consumo

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Cada ano que passa mais jovens saem das Universidades melhor preparados e qualificados, e a expectativa de vida vem sofrendo um significativo aumento. Com essa nova oferta, o mercado tem buscado e selecionado, cada vez mais, profissionais especializados em sua área de trabalho.
Com toda essa especialização da mão de obra e o avanço da tecnologia, o trabalho braçal vem perdendo espaço, ficando restrito às atividades menos evoluídas ou operacionais. Esse processo ainda é acelerado pela rigidez na legislação trabalhista do Brasil que incentiva cada vez mais os empresários a apostarem e investirem em novas tecnologias e máquinas, de produção e controle, conseguindo assim diminuir essa mão de obra braçal.
Essa nova relação de trabalho existente entre as classes, vem crescendo vertiginosamente, tendo como principal característica uma maior qualificação dos trabalhadores e menor utilização de trabalho braçal. Como fator propulsor a essa nova tendência, temos a inclusão digital promovida através dos programas governamentais. Temos ainda, a globalização que contribui significativamente, pois, oferece a oportunidade de os mercados mais evoluídos atacarem cada vez mais ferozmente os mercados menos evoluídos, como o nacional, por exemplo, ao ofertar produtos mais baratos ou com maior tecnologia. Pode-se ressaltar, ainda, que a exigência por produtos diversificados, com maior qualidade e que atendam a todas as necessidades ao mesmo tempo, vem crescendo, o que contribui, e muito, com a formulação desta nova relação de trabalho. Hoje em dia qualquer pessoa com acesso a internet e a um cartão de crédito consegue comprar um produto diretamente da China, da Índia, Europa ou EUA.
Toda essa exigência do mercado consumidor mundial, e a facilidade de acesso aos produtos oferecidos em qualquer lugar do mundo vêm abrindo espaço no mercado para uma nova tipologia de produção, a

Relacionados

  • sociologia
    17813 palavras | 72 páginas
  • dj6obdb3l8 20141120081131872 70536
    130579 palavras | 523 páginas