SOCIOLOGIS DA EDUCA O

384 palavras 2 páginas
SOCIOLOGIS DA EDUCAÇÃO

DESEVOLVIMENTO
Sua criação foi trabalho de vários pensadores empenhados em compreende-la.Com isso tornou fruto do seu tempo, um tempo de grandes transformações sociais que trouxeram a necessidade de a sociedade e a ciência serem pensadas. Nesta encruzilhada da ciência, reconhecida como o saber legítimo e verdadeiro e da sociedade a clamar mudanças e a absorvê-las, nasceu a Sociologia.
Em suma, a sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, fazendo a junção do conhecimento ao trabalho para assim ter uma obtenção maior de lucro no trabalho e na produção. A importância da Sociologia para os futuros docentes está, especialmente, em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras). Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea.
A sociologia da educação começou a se consolidar por Marx e Engels, como o pensamento sobre as sociedades de seu tempo, criando uma relação de educação e produção. As concepções deles têm como início a revolução industrial, criando a educação politécnica, que combina a instituição escolar com o trabalho produtivo, acreditando que dessa relação nasceria um dos mais poderosos meios de transformação social.
Na concepção socialista, a educação assume caráter dinâmico, transformador, tendo sempre o ser humano e sua dignidade como ponto de referência. Uma educação omnilateral é o que continua fazendo falta em nossa sociedade esse sentido. A educação teria um papel importante no processo de legitimação pelo grau de abertura a sociedade.
No Brasil por exemplo, esse período é caracterizado pela importância da intervenção do estado na economia visando a superação do subdesenvolvimento. Ocorrendo a industrialização progressiva e

Relacionados