Sociologio - vocabulário

775 palavras 4 páginas
Alienação: processo que deriva de uma ligação essencial à ação, à sua consciência e à situação dos indivíduos, pelo qual se oculta ou se falsifica essa ligação de modo que o processo e os seus produtos apareçam como indiferentes independentes ou superiores aos homens que são, na verdade, seus criadores
Anomia: ausência de normas. Aplica-se tanto à sociedade como a pessoas: significa estado de desorganização social ou pessoal ocasionado pela ausência ou aparente ausência de normas.
Antinomia: contradição entre leis
Capitalismo: influência ou predomínio econômico ou político do capital, Conjunto dos capitalistas
Classe social: uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico. Diferencia-se da casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente é impossível mudar de status.
Comunismo: sistema político, econômico e social que tende para a supressão da luta de classes pela colectivização dos meios de produção.
Controle social: conjunto das sanções positivas e negativas a que uma sociedade recorre para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. O controle social pode ser informal.
Consciência coletiva: soma de crenças e sentimentos comuns à média dos membros da comunidade, formando um sistema autônomo, isto é, uma realidade distinta que persiste no tempo e une as gerações.
Costumes (mores): prática habitual, modo de proceder, procedimento, modo de viver.
Cultura: ato arte, modo de cultivar.
Cultura de massa: é o total de ideias, perspectivas, atitudes, memes, imagens e outros fenômenos que são julgados como preferidos por um consenso informal de uma dada cultura.
Desvio social: é a capacidade que uma sociedade tem de se auto-regular, bem como os meios que ela utiliza para induzir os seus membros à submissão aos seus padrões estabelecidos
Estereótipos: ideia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão, modelo conceitual rígido que se

Relacionados

  • Parte II
    13464 palavras | 54 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas