SociologiaORGanizas Oes Aulas1a42013

3988 palavras 16 páginas
Sociologia das Organizações – Uninove 201

Aulas 1 e 2

Transição do feudalismo ao capitalismo – (V-XIV)
Declínio do regime feudal (XI – XIV). A transição do feudalismo ao capitalismo está marcada por um processo de transformação na vida econômica, social e política no Ocidente.

Quais elementos devem ser analisados?
Fatores econômicos, políticos, sociais e culturais do período histórico analisado.

De Olho no passado
Figura 1

Feudalismo – sociedade organizada por estamentos (grupo de indivíduos com função social semelhante ou com influência em determinado campo de atividade), com baixa mobilidade social. Estrutura social – Clero Nobreza (Senhores feudais e Clero) Servos

Elementos sociais– Nobreza (Senhores feudais e Clero) / Vassalos / Suseranos/ Servos / Artesãos

Organização Econômica – Economia agrícola controlada pela igreja e por parte da nobreza, voltada para a subsistência, na primeira fase.

Os servos constituíam a mão-de-obra dos feudos no campo e os Vassalos organizavam o sistema, garantindo seu funcionamento (faziam a guarda de pessoas e bens, participavam da cobrança de impostos) e ambos tinham obrigações para com as ordens superiores – Algumas dessas obrigações eram a Talha (por essa obrigação, o servo deveria passar para o Senhor Feudal metade da produção)/ Corvéia (obrigava o servo a prestar serviços nas instalações ou terras do Sr. Feudal. Ex.limpeza de calhas, limpar moinho, cuidar das instalações do Castelo) e as Banalidades, que tornavam o servo obrigado a pagar – por meio de mercadorias - pelo uso das instalações como o moinho, entre outros). Eles também pagavam impostos pelo uso da terra.

Servidão - Consistia no trabalho forçado do servo nas terras dos senhores feudais.

Transição do feudalismo para o capitalismo
Características – crise nas relações sociais, transformação da organização econômica e do sistema

Relacionados