SOCIOLOGIAAA

3107 palavras 13 páginas
1) Quais as vantagens de tratamento burocrático?

Embora existam diversas vantagens sobre a burocracia, essa eficiência não descarta a possibilidade de ser também uma ameaça à liberdade individual.Porém, estão relacionadas à racionalidade para o alcance de objetivos organizacionais; Precisão na definição do cargo e conhecimento dos deveres; Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que epor quem deve ser feito, ordens e papéis tramitam por canais preestabelecidos; Univocidade de interpretação garantida pela interpretação específica e escrita, por outro lado a informação é discreta,pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.

Além da uniformidade de rotinas e procedimentos; Continuidade da organização, algo que pode não acontecer na liderança carismática; Redução do atritoentre as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e do restante; Constância, pois a mesma decisão deve ser tomada na mesmacircunstância; Confiabilidade, pois o negócio possui regras conhecidas. As decisões são previsíveis e o processo conduzido de forma imparcial.

Por último, os benefícios para as pessoas na organização. Pois ahierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada. As pessoas são treinadas para se tornarem especialistas, podendo encarreirar-se na organização em função de seumérito pessoa e competência técnica.

1) Quais as vantagens de tratamento burocrático?

Embora existam diversas vantagens sobre a burocracia, essa eficiência não descarta a possibilidade de ser também uma ameaça à liberdade individual.Porém, estão relacionadas à racionalidade para o alcance de objetivos organizacionais; Precisão na definição do cargo e conhecimento dos deveres; Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que epor quem deve ser feito, ordens e papéis tramitam por canais preestabelecidos; Univocidade de interpretação garantida pela interpretação específica e escrita, por outro lado

Relacionados