Sociologia

Páginas: 6 (1415 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
O que é Sociologia?

A. Objeto da Sociologia

Sociologia é a ciência que estuda as relações sociais, as instruções sociais e a sociedade. É uma ciência social que dispõe de um conjunto acumulado de conhecimentos e que se propõe a fornecer respostas acerca do ser humano. A sociologia não estuda a ação das pessoas isoladamente, ela trata das atitudes das pessoas e dos comportamentos destascomo situações coletivas, que podem ser explicadas pelas relações que estabelecem entre si.

Os sociólogos não negam que fatores psicológicos são capazes de influenciar o comportamento das pessoas, seu interesse fundamental é o de estudar situações coletivas, sem levar em consideração as características psicológicas de seus membros, mas sim as relações que estas pessoas estabelecem entre si nasociedade, como por exemplo: cooperação, competição, conflito, interdependência, entre outros.

Todo o comportamento humano se dá em algum tipo de sociedade ou é influenciado por fatores sociais, mas não é pelo fato desta ocorrer na sociedade que um fato se torna objeto de investigação sociológico. Um fato é realmente compreendido como sociológico quando se procura entendê-lo no que diz respeitoàs relações que se estabelecem entre os seres humanos e as circunstâncias sociais que os afetam.



B. Caráter científico da Sociologia

A sociologia é reconhecida como a ciência que estuda os fatores sociais, entretanto, nem todos os fatores sociais são objeto de estudo científico. A filosofia, a religião, a tradição e até mesmo a instituição pessoal, são amplamente utilizadas para explicaro mundo social. Essas fontes de conhecimento comprometem fortemente a ciência, a ponto de persistir em muitos meios a concepção de que o ser humano e suas criações, como a sociedade, não são acessíveis ao estudo científico.



C. Características do conhecimento científico

A ciência é uma forma especial de conhecimento, que coexiste com outras, tais como a filosofia, a teologia e própriosenso comum. Não se pode afirmar que seja superior às demais, mas cabe estabelecer a distinção entre o conhecimento científico e o não científico. Esta distinção não é fácil de ser feita, uma vez que não existe consenso entre os vários autores que estudam este tema, mesmo porque esta discussão leva a uma área de estudo bastante complexa, que é a Epistemologia1. Mas se é possível identificar umconjunto de características que de certa forma possibilitam definir com clareza o que é ciência e também o que não é.

a. Clareza e precisão - As ciências dispõem de um vocabulário que possibilita descrever com clareza o significado de seus termos. Por exemplo, em sociologia status significa a posição que a pessoa ocupa em uma estrutura social, de acordo com o julgamento coletivo ou consenso deopinião do grupo. Uma definição como essa confere clareza ao conceito, possibilitando distingui-lo de conceitos correlatos, como o de papel, que corresponde ao comportamento esperado de uma pessoa em decorrência do status que ocupa. As ciências também dispõem também de recursos para conferir precisão aos termos. Tanto é que se torna mediante a utilização de conceitos expressos em torno como nível derendimentos, já que este possibilita indicar com precisão quanto às pessoas auferem um determinado período.

b. Método - A ciência desenvolveu-se porque há muito tempo percebeu-se que a observação do mundo realizada de maneira casual pode ser enganosa. O Conhecimento sociológico, por sua vez, tem sido obtido mediante a utilização de diversos métodos, tais como o experimental, o observacional,o comparativo e o estatístico.

c. Objetividade - Uma das preocupações fundamentais dos pesquisadores é a de controlar o seu viés pessoal, de forma a proporcionar um conhecimento que seja válido para todos. Segundo Émile Duckheim, um dos pioneiros da Sociologia, definiu como primeira regra a ser observada pelo sociólogo “tratar os fatos sociais como coisas”, isto significa que a investigação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!