Sociologia

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
ÉMILE DURKHEIM
França (1858-1917)





A Sociologia de Durkheim


A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objeto específico que a distinguisse dasoutras ciências, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras ciências.





O Fato social





O objeto da sociologia durkheimiana são os fatos sociais. Os fatos sociais têm três características fundamentais:



Coerção: exercem força sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, são obrigados, independentemente de suavontade e escolha. O grau de coerção de um fato social pode ser identificado pelas sanções sociais que ele provoca. As sanções podem ser legais e espontâneas.


São exteriores aos indivíduos (independem de sua consciência particular): existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente.


Generalidade: é social todo fato que é geral. Isto é, que serepete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.





Solidariedade Mecânica e Orgânica





MECÂNICA Solidariedade por semelhanças.


Solidariedade característica das sociedades primitivas, em que existe pouca ou nenhuma divisão do trabalho (na maior parte das vezes encontra-se apenas uma divisão sexual).







ORGÂNICA Solidariedadebaseada no consenso.




Coesão, solidariedade e os dois tipos de consciência


A “solidariedade social”, para Durkheim, é formada pelos laços que ligam os indivíduos, membros de uma sociedade, uns aos outros formando a coesão social.


Há dois tipos diferentes de solidariedade social. Esses tipos têm relação com o “espaço” ocupado namentalidade dos membros da sociedade pela consciência coletiva e pela consciência individual.


 





Fato Social e Consciência Coletiva



Consciência Coletiva: “conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria”. (A consciência coletiva é diferente da consciência particular dos indivíduos e nãocorresponde à soma destas. De uma certa forma, a consciência coletiva é a própria sociedade). São as crenças, os costumes, as idéias que todos que vivem em um mesmo grupo compartilham uns com os outros.


A “consciência coletiva” é adquirida mediante os processos de socialização aos quais somos submetidos ao longo da nossa vida na sociedade. Como por exemplo: a educação.Consciência Individual é aquilo que é próprio do indivíduo, que o faz diferente dos demais. São crenças, hábitos, pensamentos, vontades que não são compartilhados pela coletividade, mas que são especificamente individuais.





O Método Durkheimiano



Regras do Método Sociológico: estudar o fato social como “coisa” (os fenômenos podem ser observados e medidos de forma objetiva). A questão daneutralidade científica.






Morfologia Social: método comparativo / Classificação das diferentes formas de sociedade. O método sociológico durkheimiano flerta com alguns modelos da biologia, tal qual aponta a idéia de “organismo social”.






Para Durkheim, a Sociologia não só explica a sociedade como deve encontrar remédios para a vida social.






O pesquisadorsocial deve manter uma distância do objeto de estudo. Só é possível com a separação entre objeto (coisa) e sujeito de estudo.


Ex: o crime e o criminoso.





A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais (saudáveis) e patológicos (doentios).






Estado Normal: é o fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!