Sociologia

Páginas: 4 (907 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
Crime e Desvio
Um século atrás, muitas pessoas que refletiam sobre a questão ( por que as pessoas cometem crimes ) acreditavam que os criminosos já nasciam, e não se tornavam, e que as tendênciascriminosas eram biológicas, e não aprendidas.
Cesare Lombroso ( criminologista italiano ), trabalhou na década de 1870, dizia que os tipos de criminosos podiam ser identificados por um conjunto decaracterísticas anatômicas. Ele investigava a aparência e as características físicas de criminosos condenados, como a forma do crânio e da testa, o tamanho da mandíbula e o comprimento do braço, econclui que os criminosos apresentavam sinais de atavismo. Ou seja, eles tinham traços que vinham desde os primeiros estágios da evolução humana.

As ideias de Lombroso foram totalmente desacreditadaspor falta de evidências, e nos parecem quase cômicas atualmente. Mas será que a sociedade realmente evoluiu muito, e largou essa concepção de Lombroso ?


Na atualidade os julgamentos ( pessoais )ocorrem em função dos bens materiais. A mídia dita ( pós modernidade ) e os telespectadores acatam.
Como as abordagens biológicas não respondem satisfatoriamente a nossa questão ( por que as pessoascometem crimes ), talvez a psicologia tenha mais sucesso. As abordagens psicológicas da criminalidade procuram explicações dentro do indivíduo, e não da sociedade. Este tipo de abordagem se concentranos tipos de personalidade.
Grande parte das primeiras pesquisas criminológicas eram realizadas em prisões e outras instituições como sanatórios e, nesses ambientes, as ideias psiquiátricas eramespecialmente influentes. Enfatizavam traços característicos de criminosos - incluindo "fraqueza de espírito" e "degeneração moral". O psicólogo Hans Eysenck (1964), por exemplo, sugere que os estadosmentais anormais são herdados e podem predispor o indivíduo ao crime ou criar problemas durante o processo de socialização.
As teorias psicológicas da criminalidade podem, na melhor hipótese, explicar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!