sociologia

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
CASO CONCRETO 6
Questão Objetiva - Em relação as carreiras Jurídica analise as afirmativas abaixo:
I - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos emanifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.
II – A Defensoria Pública é um órgão descrito na CF/88 e atua na justiça na defesa dos necessitados e, atualmente, é encontrada em todos osestados da federação e órgãos da justiça federal.
III – O Ministério Público possui uma função altamente social pois é o advogado da sociedade, o defensor dos seus direitos, quando não atua como simplesfiscal da lei.
Só é CORRETO o que se afirma em:
a) somente I;
b) somente em II;
c) I e II;
d) I e III;
e) II e III.
Resposta: E
Caso 1

a) As mesmas críticas relativas ao sistema deescolha dos magistrados que compõem a Corte suprema do país (STF), também pode ser percebida na escolha dos magistrados de 1ª instância?
Resposta: Não porque os juízes de 1ª Estância são escolhidos pormeio de concurso público rigorosíssimo antes de assumir a função.


b) Analise de forma crítica o sistema de seleção dos Magistrados das referidas instâncias em nosso País ?
Resposta: Os juízes de1ª Estância são escolhidos por meio de concurso público, já os tribunais de 2ª Estância e Tribunais superiores são escolhidos e nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha peloSenado Federal.

Caso 2

A Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou à prisão e exonerou o juiz de direito Luiz Eduardo de Souza Neto, da Comarca de Araripina, interior dePernambuco, por estelionato. O magistrado concedia liminares fraudulentas em ações cautelares de substituição de garantia de bens móveis e imóveis por títulos pobres, tendo causado grande prejuízo ao Bancode Brasil S/A, que figurava como parte nos processos. Com base no noticiado, analise de forma crítica a função social das garantias da Magistratura, mencionando o significado de cada uma delas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!