sociologia

Páginas: 8 (1899 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
















PERCEPÇÃO
Imagens Ambíguas



Trabalho de Processos básicos em psicologia
os processos perceptivos humanos








1. Introdução.
2. Objetivo Geral
1. Resultados
3. Discussão
4.Conclusão
5. Termos de Consentimento
2. Referencias Bibliográficas

Anexos


















Introdução

Percepção é a função cerebral queatribui significado a estímulos sensoriais, a partir de históricos de vivências passadas. Através da percepção, um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista biológico ou fisiológico, envolvendoestímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos do sentido. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados recebidos. Neste trabalho, apresentamos uma figura ambígua para algumas pessoas e relatamos a percepção de cada uma em relação à ela.Percepção visual, no sentido dapsicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. É o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretar (ver) as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico.
Na estética, entende-se por percepção visual um conhecimento teórico, descritivo, relacionado à forma e suas expressões sensoriais. Umtipo de talento, uma característica desenvolvida como uma habilidade de um escultor ou pintor que diferencia os pontos relevantes e não-relevantes de sua obra. Para que depois de pronta - em uma análise mais detalhada - possa explicar os atributos ali contidos.
Teorias da percepção visual
O maior problema no estudo da percepção visual é que o que as pessoas vêem não é uma simples tradução doestímulo da retina (ou seja, a imagem na retina). Assim, pessoas interessadas na percepção têm tentado há muito tempo explicar o que o processamento visual faz para criar o que realmente vemos.
Inferência inconsciente
Hermann von Helmholtz é frequentemente citado como o fundador do estudo científico da percepção visual. Helmholtz sustentava que a visão é uma forma de inferência inconsciente: visão éuma questão de derivar uma interpretação provável a partir de dados incompletos.
Inferência requer assunções prévias sobre o mundo: dois fatos que sabidamente são assumidos no processamento de informações visuais é que a luz vem de cima e que objetos são vistos de cima e não de baixo. O estudo de ilusões de óptica (casos em que o processo de inferência falha) lançaram muita luz sobre que tipo deinformações são presumidas pelo sistema visual.
A hipótese da inferência inconsciente foi recentemente retomada nos chamados "Estudos Bayesianos" de percepção visual. Proponentes dessa abordagem consideram que o sistema visual executa alguma forma de inferência bayesiana para derivar uma percepção do estímulo sensorial. Modelos baseados nesta idéia têm sido usados para descrever váriossubsistemas visuais, tais como a percepção de movimento e de profundidade. Uma introdução pode ser encontrada em Mamassian, Landy & Maloney (2002). Ver [1] para um tutorial não matemático destas idéias gerais (em inglês).
Teoria da Gestalt
A psicologia da Gestalt em trabalhos das décadas de 1930 e 1940 levantou muitas das hipóteses que são estudadas pelos cientístas da visão atualmente.As leis deorganização da Gestalt têm guiado os estudos sobre como as pessoas percebem componentes visuais como padrões organizados ou conjuntos, ao invés de suas partes componentes. Gestalt é uma palavra alemã que significa "configuração" ou "padrão". De acordo com essa teoria, há seis fatores principais que determinam como nós agrupamos coisas de acordo com a percepção visual.
Proximidade
Os objetos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!