sociologia

Páginas: 3 (503 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
nome: Danylo Ribeiro Valente N°: 07 2°O

A questao do trabalho no Brasil
Após o final da escravidão, muitos proprietários de fazendas paulistas, trouxeramimigrantes para trabalhar em suas terras. Onde surgiu o tal colonato (importação de colonos para trabalho legal), as familias que chegavam no brasil assinavam um contrato com os seguites termos:
1) ofazendeiro adiantava uma quantia necessária ao transporte e aos gastos iniciais de instalação e sobrevivência dos colonos e de sua familia.
2)os trabalhadores deveriam, por sua vez, plantar e cuidarde um número determinado de pés de café.
3)No final de cada colheita, o proprietário deveria dividir a colheita ou o lucro.
Com tudo isso, passou a se chamar " parceria de endividamento ", porque ocolono não conseguia pagar a divida contraída com o fazendeiro. Essa divida era, muitas vezes, hereditária.
As primeiras tentativas foram bem sucedidas, pois colonos não aceitavam muita exploraçãofazendo com que muitas vezes fugiam da fazenda ou se revoltavam contra esse sistema, como foi o caso da revolta na fazenda Ibicaba, de propriedade do senador Vergueiro. Apos esses acontecimentos,ocorreram muitas imigrações para o Brasil, onde maioria dessas pessoas foram trabalhar nos campos, mais outras ficaram nas cidades, como SP e RJ, onde trabalhavam nas industrias nascentes, em pequenoscomércios ou como vendedores ambulantes. As condições de vida desses trabalhadores eram precárias o nível de exploração nas indústrias eram enormes. Apartir do séc. XX, os trabalhadores urbanos começaram areidinvicar melhorias no trabalho, como:
> diminuição na carga horária semanal;
> melhorias salarias;
>normatização do trabalho de mulheres e crianças;
Diante de tanta condição precária, ostrabalhadores iniciaram movimentos, por meio dos quais pretendiam modificar a situação. Apoiados por imprensa operárias, que crescia rapidamente, os trabalhadores passaram a organizar movimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!