Sociologia

Páginas: 9 (2022 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Sociologia
Leia com atenção o enunciado e de acordo com os estudos realizados, responda as questões:
Questão 1
Observe a imagem

Um pôster da Industrial Workers of the World (1911), mostrando a Pirâmide do Sistema Capitalista
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo
Comentário: Com as mudanças ocorridas no final do século XVIII e no século XIX especialmente a Revolução Industriale os progressos gerados no campo da produção e da acumulação de riquezas entra em ascensão uma nova classe social conhecida como burguesia. Para trabalhar nas novas fábricas em pleno vapor emerge uma massa de operários empobrecidos que vendiam sua força de trabalho para os donos do capital, denominados de proletariado. Em busca do trabalho eles se aglomeravam em locais insalubres, com habitaçõesprecárias, sem infra-estrutura multiplicando doenças e miséria. Nas fábricas eles se sujeitavam a condições de trabalho sub-humano, sem controle da carga horária, sem proteção e com muita exploração.
O autor Karl Marx buscou com sua teoria compreender a essência do modo de produção capitalista e as relações de trabalho e sociais decorrentes. Fundamentado nos conteúdos estudados na disciplina sobrea teoria marxista e na ilustração acima analise e construa conceitos sobre as seguintes questões: (6,0 pontos)
a) O que é classe social a partir de sua origem e contextualização histórica:
Resposta - A vida de Karl Marx é marcada pela defesa da dignidade dos trabalhadores, tanto que foi expulso de Paris em 1985 e impedido de ser professor universitário. A Classe social para ele estavadiretamente correspondida às oportunidades financeiras que uma pessoa possui, vinculada as suas posses/heranças dos pais e sua renda inicial/salário. Isso se remete a consolidação do sistema capitalista no século XIX onde os diferentes tipos de trabalho e de produção tomaram frente da vida em sociedade. Ou seja, a classe social surgiu dos questionamentos políticos do movimento socialista da época, dadinâmica das relações sociais, o movimento das mudanças e transformações do ambiente e do homem e vice-versa, bem como, toda essa desigualdade de oportunidades sociais, políticas e econômicas que constrói a classe social.
b) O que é mais valia e como ela é gerada?
Resposta - O termo mais-valia é considerado a alma do capitalismo, pois produz na teoria e na prática a desigualdade e antagonismossociais. Mais-valia é a expressão do grau de força à ser explorada ou “comprada” pelo capital. Diferente do lucro que pode vir de uma negociação, a mais valia é fundamentalmente o esforço, o despendimento de energia e conhecimento que somente o trabalhador pode gerar. Por isso mais-valia é o valor que o trabalhador cria além do valor de sua força de trabalho manual, bruta ou escrava.
c) O quesignifica o termo "classe para si" e de que maneira ela contribuiu para melhorar as condições de vida e trabalho no processo produtivo capitalista?
Resposta - O termo “classe para si” seria o raciocínio geral marxista onde a desigualdade não é um fator de dificuldade para o desenvolvimento do movimento socialista, assim como a pobreza não seria surpresa nas sociedades de capitalismo avançado. E simvitais para a transição entre o capitalismo do Estado e o comunismo do Proletariado, uma forma de incentivar a classe operária a “lutar para si”, lutar pelos seus interesses e se tornasse revolucionária. Com esse raciocínio foi possível melhorar as condições de vida, já que se busca igualdade no acesso aos serviços sociais e políticos. Bem como melhora as condições de trabalho, pois se busca aigualdade no acesso a educação e a regras trabalhistas mais condizentes com o que se produz.
d) Nós brasileiros vivemos norteados pelo modelo de produção capitalista com profundas mudanças na atualidade reflexo da revolução tecnológica, de comunicação e da informação.
Utilizando a referência marxista estudada destaque alguns aspectos que estão presentes na essência do capitalismo apesar de tantas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!