Sociologia

Páginas: 5 (1152 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
Disciplina: Sociologia e Ética Profissional


AUTORES CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA


Este trabalho apresenta as visões de grandes autores em respeito da sociologia. Citando seus pensamentos e obras de forma bem clara, enfatizando suas principais idéias e sobre como a Sociologia pode influenciar na vida humana.



AUGUSTO COMTE
É considerado “pai da sociologia”. Foi influenciado pelasciências naturais, principalmente biologia. Ele adota uma visão evolucionista, aborda o cientificismo, onde analisa a transformação de um mudo medieval (visão teológica) para um mundo racional, um mundo científico, industrial.
August Comte é considerado um Autor Eurocêntrico (que tem uma visão que o mundo ver a Europa como um elemento principal na criação da sociedade moderna). Comte estabelece etapasde desenvolvimento da sociedade: Passariam de uma etapa teológica, etapa metafísica e por uma etapa positivista. Positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro, acreditando somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Ele determina que é função da sociologia desenvolver oprocesso de evolução da sociedade, e que a sociologia deveria acelerar o processo de evolução das sociedades mantendo sempre uma ordem, nada de forma revolucionária.


EMILE DURKHEIM

  Émile Durkheim é considerado por muitos estudiosos o fundador da Sociologia como ciência que independe das demais Ciências Sociais. Defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Suaprimeira obra foi A divisão do trabalho social (1893) que expõe dois princípios básicos: consciência coletiva e solidariedade mecânica e orgânica. O princípio de divisão do trabalho está baseado nas diversidades das pessoas e dos grupos e se opõe diretamente à solidariedade por semelhança. Foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica (ou seja,afirma que o conhecimento vem apenas ou principalmente, a partir da experiência sensorial)  e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina (Ciências Sociológicas). Então para se explicar um fenômeno social deve-se procurar a causa que o produz e a função que é desempenhada. Para Durheim, os focos do estudo são as chamados fatos sociais,que explicam as ações coletivas e individuais como consequências de outros acontecimentos sociais, como o governo, a religião e a geografia.

Para Durkheim, a sociedade sempre prevalece sobre o individuo, dispondo de certas regras, normas, costumes e leis que asseguram sua perpetuação. Segundo ele não só poderia ver a sociologia apenas como explicação da sociedade e sim encontrar nela soluçõespara a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios.
Logo veio a sua obra Suicídio (1897) que é considerada uma lei da sociologia em virtude da constituição de seus fenômenos sociais, onde é demonstrada que o suicídio varia inversamente ao grau de integração social do qual o indivíduo faz parte.


KARL MARX
Foi umfilósofo social e economista contribui para o desenvolvimento da Sociologia, empregou as chamadas classes sociais.
O marxisimo é o determinismo econômico e é determinante da estrutura do desenvolvimento da sociedade, para Marx o homem para satisfazer suas necessidades atuar sobre a natureza, criando relações técnicas de produção.
Marx tinha a seguinte idéia sobre o modo de produção: O conjunto dessasrelações de produção forma a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se levanta a superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. Para ele o resultado geral a que chegou e que, uma vez obtido, serviu de fio condutor aos seus estudos, pode resumir-se assim: na produção social da sua vida, os homens contraem determinadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!