sociologia

Páginas: 2 (290 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Exercícios reflexivos
1) Produza um texto no qual você explique as linhas mestras do pensamento sociológico weberiano.

R: O pensamento weberiano privilegia a parte sobre o todo, uma vez quesuaperspectiva pressupõe que o coletivo se origina no individual.

2) Na concepção weberiana a sociedade não é exterior nem superior ao indivíduo. Explique a razão dessa afirmação.

R: Para ele,asociedade e seus sistemas não pairam acima e não são superiores ao indivíduo. As regras e normas sociais não são analisadas como exteriores à vontade dos indivíduos. Muito ao contrário, elas seriamoresultado de um conjunto complexo de ações individuais, nas quais os agentes escolheriam, a todo o momento, diferentes formas de conduta. As grandes ideias coletivas que norteiam a sociedade, comoo estado,o mercado e as religiões, só existiram porque muitos indivíduos orientaram reciprocamente suas ações em determinado sentido comum, de fundamento individualista.

3) Embora nem questione alógicainterna da sociedade burguesa em seus princípios fundamentais, as teorias sociológicas positivistas e weberianas abordam de modo diverso, uma relação, a outra, o problema da relaçãoindivíduo-sociedade.Escreva um texto no qual (você após definir tanto a visão positivista quanto a weberiana demonstre como cada uma dessas concepções encara a relação indivíduo-sociedade.)

4) Quais são osmotivosque levaram weber a entender que o estudo do fenômeno da racionalidade era de fundamental importância para a compreensão do mundo moderno?

R: Weber entendeu que o fenômeno daracionalidade era defundamental importância para a compreensão do mundo moderno, definindo-o como fundamento principal do modo de vida da sociedade ocidental contemporânea. Essa racionalização, entendida comoprocessointrínseco ao desenvolvimento do capitalismo, estabeleceria um sistema de dependência entre os indivíduos que os levaria à mecanização das relações em todos os setores de atividade humana....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!