sociologia

Páginas: 4 (794 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RESENHA CRÍTICA

“SOCIOLOGIA CRÍTICA DO ESPORTE – UMA INTRODUÇÃO”

No livro Valter Bracht faz um resumo de teorias críticas que procuram resolver os problemas que cercam o esporte, também falaresumidamente de uma critica-filosófica, propondo uma crítica da crítica incluindo autores como Eichberg e Rigauer de diferentes varias expectativas assim contribuir no sentido de avançar noentendimento do esporte, sua função na sociedade e significado. Antes disso, no primeiro capitulo “A gênese do esporte moderno” o autor fala sobre as razões do inicio do esporte no campo de cultura europeiaprincipalmente da Inglaterra e suas racionalizações e institucionalização dos trabalhadores assim criando identificação de coletivo além de que o esporte passa-se a ser restrita às escolas publicas.Desta forma Bracht tem percepção de contrariedade em relação a outros autores que colocavam o esporte moderno como fruto de um processo linear desde as praticas antigas não vendo nenhuma ruptura com seussignificados essências. No final deste capitulo se aborda muito o esporte de rendimento e atividade de lazer.
Aos anos 60 o esporte passou a ter forma sistematizada e Bracht apontou algumas analisescriticas, falaremos das principais:
- No capitulo 3 cita-se a orientação frankfurtiana (teoria crítica), que entende o esporte como sendo um sistema de ação coisificado e em conformidade com otrabalho, um instrumento de repressão das necessidades, de manipulação e adaptação à sua condição, em troca da socialização que ele proporciona.
- De fundamentação em Michel Foucault, para a qual o esporteé visto como uma instituição disciplinadora e controladora do corpo, que pode ser de forma negativa (no sentido de reprimir) ou positiva (no sentido de manipular e estimular). Cita também que osindivíduos não resistem a manipulação e a conformação “os poderes não estão localizados em nenhum ponto especifico de estrutura social. Funcionam como uma rede de dispositivos ou mecanismos a que nada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!