SOCIOLOGIA

Páginas: 8 (1753 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
História do Romantismo
Foi na década de 1830, que romances estrangeiros principalmente franceses, foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins.
Com o sucesso dos folhetins, escritores nacionais passaram a criar romances verdadeiramente brasileiros.
Os romances, marcados por lances melodramáticos e finais felizes faziam o gosto do público jovem da corte.Apresentavam também em seu enredo características da vida da elite brasileira.
O romance urbano ou de costumes tem como característica a preocupação em ilustrar as paixões, os interesses e o comportamento de uma classe social específica em uma determinada época. A estrutura típica desse romance apresenta um herói e uma heroína, que se apaixonam um pelo outro e precisam superar obstáculos para viveremfelizes para sempre.
    Além de noticiar os principais acontecimentos, os jornais publicavam nos periódicos os romances, que tinham como público, aqueles que acompanhavam e apreciavam as historias folhetinescas.
     Os escritores usavam uma linguagem acessível aos leitores. Entretanto, eram certos aspectos que dava um ar sedutor e íntimo, no entanto simples, ao romance.
     Os principais autoresdo romance urbano foram:
Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882)
José de Alencar (1829-1887)
Manuel Antonio de Almeida(1831-1861)
A Moreninha
A moreninha constitui-se numa pequena revolução literária no Brasil imperial, inaugurando o romance brasileiro e até hoje é reeditado como relativo sucesso e ainda lido com prazer.
Essa obra conta a história de dois jovens, Augusto e Carolina, que seconhecem aidna crianças em uma praia. Nesse primeiro encontro, juram amor eterno e como prova de fidelidade, trocam dois breves, um branco e um verde.
Anos mais tarde, já cursando Medicina no Rio de Janeiro, Augusto, que tem fama de inconstante, faz uma aposta com amigos: se premancecer apaixonado pela mesma moça durante um mês, escreverá um romance. Ao visitar a casa da avó de um colega, conhecea irmã do rapaz, também chamada de ‘’a Moreninha’’. Ela é Carolina de sua infância, mas ele não reconhece.
Muitas peripécias interferirão no destino dos jovens apaixonados, até que em uma cena emocionada, Carolina dá um breve a Augusto, para ajudá-lo a encontrar a menina a quem ele jurara amor eterno e pedir que o libere da promessa. Quando abre o breve, o rapaz descobre que Carolina era a meninada praia. Com o reconhecimento, está aberto o caminho para o final feliz dos dois protagonistas.
Joaquim Manuel de Macedo
Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, 24 de junho de 1820.
Filho de Severino de Macedo Carvalho e Benigna Catarina da Conceição. Há pouquíssimos registros acerca da infância e adolescência de Joaquim Manuel de Macedo, mas sabe-se que, ainda em sua cidade natal,colaborou em semanários como: O Itaboraense e O Popular, dando início a uma atividade jornalística que jamais abandonaria.
 Apesar de formar-se em medicina, parece que não tinha vocação para a ciência médica, e nem chegou a exercer a profissão. Mesmo por que, o ano de sua formatura, 1844, é o mesmo da publicação de "A Moreninha", escrito em um mês, durante suas férias acadêmicas, e cujo sucessoimediato abriu-lhe amplas perspectivas para a carreira de romancista.
Deu aulas de História e Geografia do Brasil no Colégio Pedro II e foi professor dos filhos da princesa Isabel. Escreveu 18 romances, dentre os quais se destacam:
A Moreninha (1844)
O moço Loiro (1845)
A luneta mágica (1869)

Além de um bom humor, uma dose de suspense também é componente fundamental das histórias queescreveu. Mestre na arte do folhetim, Macedo sabia como entrelaçar vários fios narrativos, criando para o leitor momentos de emoção imprevistos e cenas cômicas que ajudam a desfazer a tensão, enquanto o narrador prepara o final feliz reservado para os protagonistas.
Senhora - José de Alencar

Os protagonistas de Senhora são Aurélia Camargo e Fernando Seixas. Apaixonados na juventude, acabam se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!