Sociologia

Páginas: 21 (5212 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
SOCIOLOGIA JURÍDICA
Adão Clóvis M. Dos Santos








CIDADE DE MUROS
Crime, Segregação e Cidadania em São Paulo











19 de Novembro de 2012
São Paulo: Três Padrões de Segregação Espacial:
“as regras que organizam o espaço social urbano são basicamente padrões de diferenciação social e de separação.” Pg: 211.
“com a construção de enclaves fortificados, o caráterde espaço publico muda, assim como a participação dos cidadãos na vida publica”. Pg: 211-212.
A Cidade Concentrada do Inicio da Industrialização:
“as primeiras leis sobre construção e zoneamento foram editadas na metade da década de 1910, enquanto as peças mais importantes da intervenção e legislação urbana apareceram no final dos anos 20.” Pg: 215.
“as leis urbanas de 1910 estabeleceram umdivisão da cidade em quatro zonas: central, urbana, suburbana e rural.” Pg: 216.
Ônibus, Ilegalidade e Autoconstrução: a Expansão da Periferia:

“centro-periferia (...) esse padrão tem quatro características principais: 1) é disperso em vez de concentrado (...) 2) as classes sociais vivem longe um das outras no espaço da cidade (...) 3) a aquisição da casa própria torna-se a regra para a maioriados moradores da cidade, ricos e pobres; 4) o sistema de transporte baseia-se no uso de ônibus para as classes trabalhadoras e automóveis para as classes media e alta.” Pg: 218.

“o lançamento do sistema de transporte publico baseado em ônibus foi fundamental para o desenvolvimento do novo padrão de urbanização.” Pg: 219.

“a partir dos anos 40, a aquisição da casa própria em São Pauloexpandiu-se consideravelmente, ao mesmo tempo em que o aluguel diminuiu.” Pg: 221.
Grandes Distancias, Grandes disparidades:
“na década de 70, São Paulo, tinha se tornado uma cidade na qual, pessoas de diferentes classes sociais não só estavam separadas por grandes distancias, mas também tinham tipos de habitação e qualidade de vida urbana, radicalmente diferentes.” Pg: 227.
“as taxas de mortalidade ede mortalidade infantil, que haviam diminuído entre 1940 e 1960, aumentara de 60 até meados da década de 70.” Pg: 228.
“em resumo, nos anos 70 os pobres viviam na periferia, em bairros precários e em casa autoconstruídas; as classes média e alta viviam em bairros bem-equipados e centrais,”. Pg 228.
Proximidade e Muros nas Décadas de 80 e 90:
“São Paulo... é uma cidade de muros com umapopulação obcecada por segurança e discriminação social.” Pg: 231.


Melhoria e Empobrecimento na Periferia:
“em suma, o crescimento da pobreza, combinado com melhores condições e terrenos mais valorizados na periferia, expulsou os mais pobre para os limites da cidade ou para outros municípios da região metropolitana...”. Pg: 240.
Transformação no Centro e Deslocamento dos Ricos
“A riqueza continua aser altamente concentrada numa parte muito pequena da cidade de São Paulo... Assim sendo, o padrão centro periferia ainda molda o espaço urbano. No entanto, vários indicadores sugerem claramente ser significativa, um deslocamento sem precedentes de moradores ricos e a construção de novas áreas de comercio e serviços estão reformulando o padrão de segregação social.” Pg: 241.
“Nos anos 80 e 90, asclasses medias e alta mudaram seu estilo de vida e seu uso da cidade de diversas maneiras. Como consequência, os distritos nos quais costumavam morar ou aqueles para os quais então se mudando passaram por várias mudanças. Em 1991, apenas 11,4% dos distritos da cidade tinham uma população na qual mais de 25% dos chefes de domicilio ganhavam mais de 20 SM.” Pg: 242.
“Devido ao fato de umaproporção significativa de pessoas de classe media e alta morarem em edifícios de apartamentos, seja nos bairros que cresceram nos anos 70, seja nos novos bairros para os quais elas começaram a se mudar nos anos 80, examinar o mercado imobiliário de apartamentos pode ajudar a entender seu deslocamento. Nos anos 80 e 90, o mercado de apartamentos em São Paulo foi muito diferente do que tinha sido nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!