Sociologia

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução

- Ao contrário do que sempre pensamos e do que os livros didáticos contavam, os portugueses não foram os primeiros povoadores do Brasil, pois havia habitantes nativos aqui antes da chegada dos europeus. Esses habitantes nativos e suas comunidades foram chamados pelos europeus de indígenas, fazendo referência às Índias, local ao qual os portugueses acreditavam ter chegado.Os índios, habitantes das comunidades indígenas, até o ano de 1500, momento dos primeiros contatos com os europeus, possuíam mil e quatrocentos povos, aproximando-se de um quantitativo de 3 a 5 milhões de indígenas. 
Essas comunidades também apresentavam e ainda apresentam diferentes línguas, práticas culturais, diferentes crenças e diversos ritos religiosos.

Desenvolvimento

- Os Xavantes são umpovo forte e orgulhoso, tendo a reputação de serem muito agressivos e guerreiros. A primeira tentativa de pacificar os Xavantes ocorreu no século 19, quando o governador da província de Goiás arrebanhou muitos Xavantes naquela área e os instalou num grupo de aldeias oficiais com outros grupos tribais e não-indígenas. Eles não se conformaram com a perspectiva de ficarem ali por muito tempo, eeventualmente fugiram de volta para a selva. Eles permaneceram relativamente inacessíveis até à década de 40 e 50. Até fins dos anos 50, todas as facções Xavantes, que tinham migrado para o estado de Mato Grosso, tinham sido pacificadas – o último dos grandes grupos tribais no Brasil a iniciar contato regular com o mundo de fora.

Características

- A característica mais marcante da sociedade Xavantepode ser a sua feição dualista: a divisão da tribo inteira em dois clãs – âwawe e po’reza’õno. Permite-se o casamento somente entre membros de clãs opostos.

Religião

- Na religião da tribo Xavante, encontra-se a ideia generalizada de um “Ser Supremo”, muitas vezes com características de herói civilizador, que é chamado de “nosso criador”. Existe também a crença nas almas dos homens, dosanimais, das plantas etc. As almas dos homens não sobem ao céu, depois da morte, mas vivem na terra, nos lugares em que os corpos foram enterrados, transformando-se em outros seres ou em fantasmas.
A religião deste povo indígena é baseada no politeísmo, isto é, na crença em mais de um Deus.


Tradições e Rituais

- Desde pequenos, os meninos formam grupos de idade semelhante. Quando chega otempo certo, os mais velhos decidem a entrada no Hö (casa tradicional, especialmente construída numa das extremidades do semicírculo da aldeia, para a reclusão dos wapté durante o período de iniciação para a fase adulta), onde os meninos vão viver reclusos, por cinco anos, até o momento de casar com uma moça escolhida para ele. Antes de os meninos entrarem para o Hö, acontece a cerimônia do Oi'o,em que os meninos demonstram sua coragem, seus medos e suas fraquezas através da luta entre eles.
O ritual de furo de orelha acontece na passagem da adolescência para a vida adulta. Todo menino xavante, de 10 a 18 anos, passa por um período de reclusão de cinco anos na casa dos solteiros, onde o jovem permanece sem contato com a tribo. Nesse período, o jovem fica todo o tempo em uma casa,chamada Hö, onde tem contato apenas com os padrinhos. Ele só deixa a casa para rituais e para atividades fora da aldeia, como caça e pesca.
Após os cinco anos, acontece, na aldeia, uma festa chamada Danhono, onde a orelha dos jovens é furada com um osso de onça-parda. Após o ritual, os jovens passam a ser considerados adultos e voltam ao convívio social com a tribo.

Os Xavantes são famosos tambémpelas suas corridas de troncos de árvore, onde os dois clãs competem numa espécie de corrida de revezamento, carregando por alguns quilômetros troncos de buriti que pesam até 80 quilogramas.

Um exemplo de ritual religioso é o casamento. Entre os xavantes, são os pais que escolhem os cônjuges para seus filhos. Assim que um grupo de homens termina sua cerimonia de iniciação, realiza-se uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!