Sociologia

Páginas: 4 (803 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014


Segundo a perspectiva de Gorz, responda as seguintes questões:

1. Em que consiste a ideologia social do automóvel? Ao responder à questão analisar o modo como a noção de ideologia é propostatanto por Gorz como por Marx. (No caso, pesquisar o modo como Marx desenvolve a mesma noção).

RESPOSTA: A palavra ideologia tem diversos significados, considerando o objeto de estudo do trabalhovamos limitar os significados para o conceito de Karl Marx, que diz que ideologia é um conjunto de ideias que procura ocultar a sua própria origem nos interesses sociais de um grupo particular dasociedade, ou seja, criar uma falsa concepção da realidade ocultando assim o interesse de determinado grupo.
Seguindo a premissa do conceito de ideologia de Marx, podemos concluir que a ideologia socialdo automóvel é uma realidade social onde é criado um mundo ilusório para encobrir os interesses de uma elite burguesa que elevou-se ainda mais financeiramente com a ascensão dos automóveis, usandoprincipalmente do luxo como ferramenta para alienar as massas e atrair consumidores criaram uma cadeia de desdobramentos que não limitaram-se no campo da economia, mas invadiram as sociedades criando umpadrão cultural voltado aos veículos.

2. Que interesses de classe a popularização do automóvel atende?

RESPOSTA: A popularização do automóvel foi e ainda é uma forma de beneficio direto dasindústrias automobilísticas, mas também de beneficio indireto como a indústria petrolífera e dos meios que auxiliam na produção e manutenção desse meio de locomoção (classe burguesa).
Esses setoresutilizam de manobras comerciais com o intuito de induzir a população à acreditar nos benefícios que a aquisição de um carro poderá trazer na vida pessoal e profissional de cada um.

3. Porque o uso doautomóvel gerou uma contradição do ponto de vista da mobilidade urbana?

RESPOSTA: A contradição que envolve a invenção do carro em relação à mobilidade urbana está no fato que com a facilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!