sociologia

Páginas: 8 (1864 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
   Um Amor em Dez Minutos
V.C. - POSSO CONTAR UMA HISTORIA DE AMOR ?
*Paulo aponta a cadeira vazia.
V.C. - Meu nome é Thomaz e sou um dependente químico. 
Todos - Bom dia, Thomas.
V.C. - Esta é a cadeira da verdade, e quem senta nela tem seus dez minutos de honestidade... Mas será que dá pra contar uma história de amor em dez minutinhos? - uma pausa - Sabe o que eu descobri, companheiros?Descobri que amor é loucura... É por isso que estou aqui, nesse grupo de Narcóticos Anônimos, mais do que pelo consumo de droga ou por alguma encrenca com a sociedade. O motivo é um só: por amor. Hoje a Rute vem me visitar a tarde, na hora da visita. E como explicar a Rute pra vocês?
    Ela já devia estar trabalhando em casa umas duas semanas, mas eu nunca reparava em empregada. 
    Tinhapassado a tarde no meu quarto, fumando e bebendo muito. Até que a Rute pediu licença para limpar os vidros da janela por dentro. Entrou no quarto e logo falou:
L.L. - Você deveria parar com isso e tocar mais. Quando quer, você toca tão bem Thomaz. Você tem tanta coisa bonita...
    Achei que ela comentava do meu quarto, das coisa que tinha la, e ia agradecer, da boca pra fora, mas ela continuou:L.L. - Você tem um sorriso bonito. Triste, mas bonito. E ouve coisas legais. Quando você toca, mas toca tão pouco!, sabe também colocar muito sentimento na melodia... E fala coisas bonitas também. Igual quando consolou a Soraia. Você tem um bom coração e tem talento e tem um futuro... mas põe tudo a perder usando essas porcarias. Menino bobo.
L.C. - Quem é você pra me dizer isso, hem? É muito maisvelha do que eu por acaso? Deve ter minha idade. Que moral você tem pra me dar bronca?
L.L. - E menino birrento, ainda por cima. Não acha que está na hora de enfrenta a vida que nem homem?
*Thomaz passa a mão na perna da Rute e fala:
L.C. - Homem? Você quer saber se sou homem, é? Tem um jeito muito legal de te mostrar se sou homem...
*Póff , Rute bate na cara de Thomaz e fala:
L.L. - Nem dápra ficar com raiva de você, Thomaz. Eu tenho é do... muita pena de você.
*Thomaz espera um pouco, e vai atras de Rute:
L.C. - Escuta aqui... não gostei do que você fez.
L.L. - Escuta aqui, você. Meu trabalho é cuidar da casa, e não agradar o dono. Se o tapa foi forte demais, desculpa, mas você...
L.C. - Não tô falando do tapa, garota, tá limpo, esse eu mereci. Eu tô falando de você ter dó demim. Ninguém tem porcaria nenhuma de ter dó de mim.
*Rute sai e Thomaz vai atras de novo:
L.C. - Desculpa... eu fui grosseiro, né?
L.L. - Eu me meti na sua vida sem ser chamada. Menino!
L.C. - Iiiiiiiiiih, vai começar com isso? Me chama de Thomaz que eu te chamo de.. do que? Como é mesmo seu nome?
V.C. - Então ela falou "Rute'' e assim nossa amizade começou.
    Durante o dia, Rute não medeixava nem chegar perto, dizia que trabalho é coisa séria, mas permitia que a acompanhasse até o ponto de ônibus, na saída.
    E eu me lembro - e como lembro! - da Rute todinha, o rosto com formato de pera, o queixo tão pequeno e retinho, os olhos redondos e escuros, com a parte branca muito clara reforçando a escuridão das pupilas, e o cheiro... gente, o cheiro dela. Como era bom o cheiro dela! E,por tudo isso, as conversas com a Rute, esses cheiros, esses olhares, esses sorrisos, ah, eu queria ficar melhor, ser um homem melhor, e por causa dela.
    Então apareceu o concurso, professor de musica em escola infantil numa cidadizinha. Ai contei pra Rute desse concurso e ela endoidou. Falou um monte, de como seria importante eu tentar, que quem não arrisca não petisca...
L.L. - Thomaz,trabalho é coisa séria. Pode ser pouco dinheiro, mas seu, só seu, de salário. Aí, sim, você deixaria de ser menino e viraria homem.
L.C. - Você ia ter orgulho de mim se eu passe nesse concurso, Rute?
L.L. - Nem precisa passa, Thomaz, mas tentar.
V.C. - Então eu topei. Fui mais no cursinho, umas três vezes por semana, e depois a semana inteira. E foi assim por uns três, quatro meses. Até no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!