Sociologia

Páginas: 6 (1465 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013

A sociedade dos indivíduos : Norbert Elias e Pierre Bourdieu
Na sociologia de Norbert Elias, a sociedade deve ser compreendida como um todo relacional, ou seja, um espaço em que é possível identificar múltiplos processos interdependentes, cujo exemplo máximo é a relação entre os seres humanos singulares. Sua Sociologia é uma tentativa de superar as oposições entre Indivíduo e Sociedade daSociologia Clássica (principalmente em Comte e Marx), evitando o dilema “aqui o indivíduo, ali a sociedade”, presente também na teoria do Desenvolvimento Social de Parsons. Para Elias, não existe o indivíduo tal qual conceituado pela teoria freudiana principalmente, pois para ele, Freud desconsiderou o caráter social do homem singular, aprofundando o abismo entre homem e sociedade. Não só, aSociologia cunhada por Norbert Elias, vem na esteira da crítica às sociologias que se pautam na interpretação da produção dos meios sociais, mudando seu foco para a forma de reprodução destes.
Este foco na reprodução social aparece como parte inerente à crítica às percepções voluntaristas e deterministas não só da Sociologia como da História. Deste modo, um dos pressupostos de Elias será a idéia de queuma teoria seja a tentativa de reproduzir, a longo prazo as transformações sociais. Dando um novo aporte à relação entre história e sociologia, Elias trabalhará em cima do conceito de processo social, que se refere exatamente “às transformações amplas, contínuas, de longa duração [...] de figurações formadas por seres humanos, ou de seus aspectos”, o que lhe possibilitará diagnósticos eexplicações destas figurações, que são as formas que as relações sociais assumem.
A idéia de civilização é um exemplo de figuração que pode ser compreendida pela teoria dos processos sociais. Em sua análise sobre a civilização, Elias demonstra que esse processo surgiu como resultado de tendências de longo prazo não-planejadas e ao mesmo tempo orientadas e estruturadas por coações exteriores e interiores aosseres singulares durante um período de desenvolvimento de certa sociedade, como a França e a Alemanha, e de suas personalidades. Ou seja, pela análise daquilo que constitui a infra-estrutura daquilo que denominamos “história”, reconstroem-se as formas determinadas pelas quais o convívio social se dá e chega-se à conclusão de que a figuração do processo social de civilização se dá pelas“transformações do habitus social dos seres humanos na direção de um modelo de autocontrole mais bem proporcionado, universal e estável”.
Weber havia tentado resolver o problema da figuração e de sua relativa autonomia frente aos indivíduos criando o tipo ideal. Já Durkheim não conseguiu conjugar a própria figuração à existência dos seres humanos singulares. O grande mérito desta teoria, no entanto, reside nofato de que, pela figuração que é em parte, o modo de vida conjunta dos seres humanos em grupos, modo esse singular e co-determinado por transmissões entre gerações e, portanto, do ingresso em figurações já existentes, Elias suprime a oposição entre Indivíduo e Sociedade na medida em que, compreendendo o ser humano singular como inseparável de sua socialização, ele admite como sujeito doconhecimento não o indivíduo, que desaparece, mas a própria sociedade. Há uma reconfiguração daquilo que tradicionalmente se entende na sociologia como sociedade e indivíduo. Redireciona-se a relação para a idéia de que há uma interdependência e uma coação – ambas sociais - entre os homens, afinal, para ele “a junção de muitos elementos individuais forma uma unidade cuja estrutura não pode ser inferida deseus componentes isolados”. O que leva a uma visão realista da configuração e disposição dos seres humanos singulares dentre das sociedades, na medida em que a sociedade é compreendida como um todo relacional complexo onde as relações sociais só podem ser compreendidas em conexão com a estrutura da sociedade em questão.
O ponto a destacarmos é que a figurações, como processos sociais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!