sociologia

Páginas: 7 (1509 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
RESUMO DE SOCIOLOGIA

TEORIA CRIACIONISTA: TEORIA QUE EXPLICA A CRIAÇÃO DO UNIVERSO ATRAVÉS DE DEUS
TEORIA EVOLUTIVA; Darwinismo
estudou o comportamento de algumas espécies durante gerações. Observou que algumas espécies evoluíam de outras e que os animais mais preparados para enfrentar condições adversas de temperatura, etc. sobreviviam e conseguiam passar suas características para osdescendentes.
Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individua ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.
Organicismo: No âmbito da sociologia e das ciências sociais emgeral, a expressão Organicismo designa um teoria filosófica e sociológica desenvolvida no séc. XIX que compara a sociedade a um organismo vivo.
Positivismo: Para Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises sociais e moral do fim da Média do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram comogrande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Em linhas gerais, ele propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica (embora as incorporando em uma filosofia da história). Assim, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical, desenvolvida na segunda fase da carreira deComte.
A ideia-chave do Positivismo Comtiano é a Lei dos Três Estados, de acordo com a qual o entendimento humano passou e passa por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade:
1. Teológico: o ser humano explica a realidade por meio de entidades supranaturais (os "deuses"), buscando responder a questões como "de onde viemos?" e "para onde vamos?";além disso, busca-se o absoluto;

2. Metafísico: é uma espécie de meio-termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos deuses há entidades abstratas para explicar a realidade: "o Éter", "o Povo", "o Mercado financeiro", etc. Continua-se a procurar responder a questões como "de onde viemos?" e "para onde vamos?" e procurando o absoluto. É a busca da razão e destino das coisas, é o meio termoentre teológico e metafísico.
3. Positivo: etapa final e definitiva, não se busca mais o "porquê" das coisas, mas sim o "como", por meio da descoberta e do estudo das leis naturais, ou seja, relações constantes de sucessão ou de coexistência

Émile Durkheim
Principais obras: divisão do Trabalho Social e As Regras do Método Social e As Regras do Método Sociológico.
Formas elementares; da vidareligiosa filosofia e educação.
As Formas Elementares da Vida Religiosa, pois, instiga a pensar não somente os.
Fenômenos religiosos, mas na temática da ideologia em geral. Precisamos situar a
Perspectiva durkheimiana no âmbito da história da sociologia e da antropologia.
Durkheim afirma que a religião tem sua base no real. Ou seja, é uma instituição humana, que surgiu de uma necessidade doser humano. Portanto ele a concebe como verdadeira. 
Durkheim e o Fato Social

Fato social  é toda “coisa” capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo, sendo esta “coisa” independente e exterior ao indivíduo e estabelecida em toda a sociedade;
Características do fato social
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais deuma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.

Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
Processo de socialização: são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!