sociologia

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013





CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA
PROFESSORA:
ALUNO:
TURMA: 2002
TURNO: TARDE




CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA






JUNHO


DURKHEIM

1) Explique como Durkheim define os objetivos da sociologia.
Estudar os fatos sociais como fenômenos que lhe são exteriores e podem ser observados e medidos de forma objetiva.

2) Como Durkheim define os fatossociais?Explique as caracteristicas do fato social.
Define os fatos sociais como coisas.
A Coerção social: A força que os fatos exercem sobre o individuo levando os a conformar-se ás regras da sociedade em que vivem.
A Educação: Uma importante tarefa nessa conformação dos indíviduos à sociedade em que vivem, a ponto de após algum tempo as regras estarem internalizados e transformados emhábitos.
A Generalidade: É social que todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou pelo menos na maioria deles.

3) Porque para Durkheim os fatos sociais devem ser analizados como coisas?
Porque ele achava que se não ouvesse envolvimento e sentimento por parte do cientista, o resultado seria de maior precisão, garantindo assim o sucesso da sociologia como ciência, tirando a ídeia de"achismo".

4) Para o autor quais os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise e objetividade dos fatos sociais?
Para apoderar-se dos fatos sociais, o cientista deve identificar dentre os acontecimentos gerais e repetitivos, aqueles que apresentam caracteristicas exteriores comuns. A generalidade distingue o essencial do fortuito e especifica anatureza sociologica dos fenômenos.

5)Discorra sobre a consciência coletiva e como esta define a que é numa sociedade imoral,reprovável e criminoso.
A consciência coletiva é, em certo sentido, a forma moral vigente na sociedade, ela aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delemitam os atos individuais.

6)Como o autor define solidariedade Mecânica esolidariedade orgânica.
Solidariedadee Mecânica: A que predomina nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se indentificam por meio da família, da religião, da tradição e doa costumes. permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social.
Solidariedade Orgânica: É aquela típica da sociedade capitalista, onde pela acelerada divisão do trabalho social, osindivíduos se tornavam interdependentes, garantindo a união social em lugar dos costumes, das tradições ou das relações sociais estreitas.

7)Comente a idéia do autor sobre o objeto de estudo da sociologia no texto: "interessa para a sociologia não o indivíduo isolado, mas inter-relacionado com os diferentes grupos sociais dos quais faz parte".
Que a relação interna entre os indivíduos nosdiferentes grupos sociais é o que faz no estudo científico a precisão nos resultados e no sucesso da ciência em mostrar a realidade social.









MAX WEBER

1) Weber define como objeto de estudo da sociologia a ação social. Discorra como o autor define ação social e quais os tipos de ação.
È o indivíduo que por meio dos valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da ação social.por mais individual que seja o sentido da minha ação, o fato de agir levando em consideração o outro, dá um caráter social a toda a ação humana, Assim o social só se manifesta em indivíduos, expressando-se sob forma de motivação interna e pessoal.

2)Comente o método compreensivo de estudo sociólogico de Weber e porque para ele não é possível uma neutralidade total por parte do cientista.
Suacontribuição para a sociologia tornou-se a referência obrigatória, mostrou em seus estudos a fecundidade da análise histórica e da compreensão qualitativa dos processos históricos e sociais . Seus trabalhos abriram as portas para as particularidades históricas das sociedades e para a descoberta do papel da subjetividade na ação e na pesquisa social. Compreendeu-se que o homem como um ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!