Sociologia

Páginas: 2 (291 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Karl Heinrich Marx (1818-1883) uma breve passagem de sua história:
Nasceu em uma cidade ao sul da Prússia, na fronteira da França. Foi um filósofo, cientista político esocialista revolucionário muito prestigiado em sua época, até hoje em dia. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. As ideias dele influenciaram odesenvolvimento da ciência, da filosofia e do movimento operário mundial. Teve enorme importância para a política europeia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente comFriedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”.
O Marxismo:
Ele se baseia no materialismo e o socialismo científico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e oprograma dos movimentos operários. Em razão disso, o marxismo forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Para os marxistas, omaterialismo é a arma pela qual é possível abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (o Idealismo) e fazer dela um instrumento de transformação do mundo aserviço do proletariado (força de trabalho). Este conceito tem duas bases: o materialismo dialético e o materialismo histórico. O primeiro coloca a simultaneidade damatéria e do espírito, e a constituição do concreto por uma evolução concebida como “desenvolvimento por saltos, catástrofes e revoluções”, causando uma evolução em um graumais alto, graças a “negação da negação” (dialética).
O materialismo histórico coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social, ou seja, peloconjunto dos meios de produção, base real sobre a qual se eleva uma super estrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciência social determinada.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!