Sociologia

Páginas: 2 (293 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Cultura

Após a derrota dos holandeses, a população passou a comemorar, durante oito dias, a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, popularmente conhecida como NossaSenhora dos Prazeres. Neste sentido, o primeiro dia da festa era dedicado à Nossa Senhora do Rosário; o segundo, à Nossa Senhora dos Prazeres; o terceiro, à SenhoraSantana; o quarto, a São Gonçalo; o quinto, ao Bom Jesus de Bouças; o sexto, à Nossa Senhora da Soledade; o sétimo, à Nossa Senhora da Conceição; e, o oitavo, ao deusBaco. A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres continua sendo comemorada.
A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres acontece há mais de trezentos anos no alto dos MontesGuararapes para celebrar a padroeira das batalhas coloniais. Mais conhecido por Festa da Pitomba, por acontecer na primeira segunda-feira após a Páscoa e época de colheita dafruta, dura dez dias. Além das missas e procissão, a festividade conta com feirinha com bebidas e comidas típicas, parque de diversão e shows com artistas locais. Ogrande pátio à frente da igreja, onde se localiza o grande cruzeiro em pedra, é palco da festa
A abertura das festividades começa com a Procissão da Bandeira, saindo daRua Itaitira e seguindo até o Santuário, no Monte, onde acontece o hasteamento da bandeira e uma missa festiva campal com os fiéis.
Na segunda feira, acontece aProcissão da Imagem, que marca o encerramento da festa, saindo do viaduto da Estrada da Batalha, em Prazeres, percorrendo a Avenida Barreto de Menezes, sentido Cajá, comdestino ao Santuário. A programação da festa conta com atrações culturais locais e também grupos católicos. A festa conta ainda com um palco cultural.



.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!