Sociologia e sua importância na formação profissional

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
SOCIOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL







RESUMO



O presente estudo sintetiza o estudo da importância da sociologia para a formação de um profissional. A pesquisa descreve pontos fundamentais como conceito, interpretação, analise e comparação. Fazendo uma avaliação na própria formação profissional, e quais os principais temas que envolvem a profissão deadministrador. Finalizando o estudo com as considerações tiradas durante a pesquisa.



Palavras-chave: Sociologia; Importância Profissional; Área de Formação.





1 INTRODUÇÃO


Desde o surgimento da humanidade as transformações econômicas, políticas, culturais e industriais evidenciam a importância da vida em sociedade, pois a vida em sociedade esta fortemente baseada em tradições.(CAMARGO, 2010)


O ser humano desde o seu nascimento vive em uma sociedade; a “sociedade familiar”. E esta será a responsável de introduzir o individuo em outras sociedades, como: escolar, cultural, religiosa, profissional etc.


A pesquisa a seguir descreve conceitos de sociologia e sua importância na vida de cada um, principalmente na vida profissional.




2 SOCIOLOGIA EFORMAÇÀO PROFISSIONAL


A importância da sociologia na educação é caracterizada para a compreensão da realidade no contexto de sociedade.
A Sociologia como educação tem a finalidade de levar para o estudante uma compreensão crítica da realidade social, política, econômica e cultura, na qual a escola e a educação estão inseridas e tem função de contribuir para uma formaçãoprofissional demonstrando de forma clara o ambiente onde vivem. (SILVA, 2003)



2.1 EDUCAÇÃO

A Educação engloba os processos de “ensinar e aprender”. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivênciae ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. (WIKIPÉDIA, 2011)


Ou seja, o próprio conceito da educação é voltado para a sociologia, deixando claro que não se consegue ter uma sociedade sem educação, e que a educação precisa estar voltada para a realidade da sociedade onde vive.




2.2 HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA





A sociologia surge em plenoséculo XVIII, através das primeiras pesquisas sociais, juntamente com as ideias do movimento Iluminista, a ideia da pesquisa tinha como objetivo principal entender e explicar aquelas mudanças sociais. Por isso, a Sociologia é uma ciência datada historicamente e que seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno. E as transformações politicas e sociais da época colaboraram para oseu surgimento. (CAMARGO, 2010)


Já no Brasil a Sociologia teve início no final do Século XIX, com a função de resolver duas problemáticas centrais: a questão da identidade nacional e a formação de um Estado nacional. Mas, foi nos anos 30 que ela teve destaque, com a criação da escola livre de Sociologia e politica de São Paulo e também da criação da seção de sociologia e ciênciapolitica da faculdade de filosofia de São Paulo. (FILHO, 2005)





2.2.1 Conceitos fundamentais da Sociologia


A sociologia é definida como processo para aprimoramento de regras normas e valores de um determinado meio social. E este processo tem como alvo principal o individuo.


Assim sendo, a socialização não é algo simples, ela acontece por um longo período na vida de cadapessoa, e tem como principio básicos a socialização primária e secundária.


- Primária; é o processo inicial onde a criança começa a estabelecer relações com outros elementos da sociedade, tornando-se um membro. Este processo é o mais importante é onde começa a interpretação de normas e valores.


- Secundária; é o processo pelo qual o individuo aprende novos papeis e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importancia na Formação Profissional
  • A importância da sociologia para o profissional contábil
  • Importância da Psicologia na formação do profissional em Contabilidade
  • A Importância da Psicopedagogia na Formação do Profissional Cabeleireiro
  • A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
  • A importância da relação professor/aluno na formação profissional de saúde.
  • A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO DEFICIENTE FÍSICO NO MERCADO DE TRABALHO
  • A importância da educação empreendedora para a formação do profissional reflexivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!