Sociologia e psicologia juridica sobre o filme : penas alternativcas

329 palavras 2 páginas
FESP FACULDADES
CURSO DE DIREITO
SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA JURIDICA
PROFª ROSÂNGELA ARAÚJO
27 MAI 2013

VANESSA LEITE PEREIRA

FILME: PENAS ALTERNATIVAS

1) O que relata o filme sobre penas alternativas?

R. Este filme relata deficiência do sistema penitenciário no Brasil e suas consequências na sociedade, tendo como foco um Centro de Detenção, um presídio e uma ONG, trazendo um reflexão através das entrevistas e depoimentos de detentos, advogados, juízes e agentes penitenciários sobre a aplicação das penas alternativas, suas estatísticas e o resultado que elas trazem, o documentário mostra também algumas soluções que poderiam ser adotadas para a super lotação e investiga as finalidades das penas de prisão.

2) Qual a sua opinião sobre as mesmas? Justifique.

R. Na minha opinião busca concretizar uma reflexão de importante extrema importância no que tange à utilidade da aplicação da sanção penal, de modo a estampar uma questão que, hoje, revela-se essencial à compreensão a sanção penal aplicada de forma alternativa é uma resposta adequada do Estado e da sociedade ao infrator, ou apenas um estímulo à impunidade do mesmo. Esta vejo que visa mostrar as dificuldades, por vezes, existentes nos sistemas carcerários, dificuldades estas que envolvem total desrespeito à dignidade da pessoa humana dos condenados.

3) Você as considera viáveis num ordenamento jurídico como o brasileiro?

R. Sim, a combinação de vários dispositivos constitucionais se dá a previsão da criação dos Juizados Especiais Criminais em nosso ordenamento jurídico, evitar a contaminação do infrator com o sistema carcerário, de modo a distribuir a justiça na própria comunidade, descongestionar os tribunais de processo judicial cuja infração penal é considerada de menor potencial ofensivo, concretização da economia estatal. A pena possui a função de reeducar e ressocializar, para isso é necessário que o Estado ofereça o mínimo de condições para o restabelecimento social do

Relacionados