Sociologia e nutrição-pastoral da criança

Páginas: 9 (2159 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PASTORAL DA CRIANÇA

Amanda Madureira
Bruna Dar’cCamila de Fátima
Dayanna de Jesus Lima
Geana Paula A. dos Santos
Jéssica Oliveira de SousaNayara Lages

Belo Horizonte
2012
Amanda Madureira
Bruna Dar’c
Camila de Fátima
Dayanna de Jesus Lima
Geana Paula A. dos Santos
Jéssica Oliveira de Sousa
Nayara Lages

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PASTORAL DA CRIANÇATrabalho apresentado a disciplina de Sociologia, da escola Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientador: Professor: Marcos Arcanjos de Assis.

Belo Horizonte
2012
Sumário
INTRODUÇÃO 6
OBJETIVOS 7
METODOLOGIA 8
LÍDERES COMUNITÁRIOS 9
AS ATIVIDADES DO LÍDER DA PASTORAL DACRIANÇA 10
1- VISITA DOMICILIAR 10
2- CELEBRAÇÃO DA VIDA 10
3- REUNIÕES DE REFLEXÃO E AVALIAÇÃO 10
A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PASTORAL DA CRIANÇA 12
RESULTADOS 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO
A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria daqualidade de vida das crianças e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.
Criada em 1983, a Pastoral da Criança – hoje presente em todo o Brasil e em mais 19 países – alicerça sua atuação na organização da comunidade e nacapacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.
Ao longo de quase três décadas, a entidade ganhou importância e reconhecimento da sociedade. A Pastoral da Criança participa de várias instâncias de decisão sobre políticas públicas, e em vários níveisde governo, como os conselhos de saúde, direitos da criança e do adolescente, assistência social e segurança alimentar.

OBJETIVOS
A Pastoral da Criança tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, do ventre materno aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas porvoluntários capacitados, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

METODOLOGIA
As ações desenvolvidas compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focalizadas na capacitação das famílias para os cuidados com a criança.
A Pastoral da Criança capacita todos os seus voluntários para que a soma da solidariedadecom o conhecimento resulte no fortalecimento da organização social e na transformação da realidade das comunidades mais pobres.
Para que o voluntário possa realizar o seu trabalho e gerar transformação social em sua comunidade, ele precisa sentir-se preparado e munido de ferramentas adequadas. A Pastoral da Criança capacita todos os seus voluntários nas ações básicas de saúde, nutrição, educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pastoral da criança
  • Pastoral da criança
  • Pastoral da criança
  • A nutrição da criança
  • nutrição crianças
  • História e análise da Pastoral da Criança
  • O papel do assistente social na pastoral da criança
  • Comunicação pessoal e grupal na pastoral da criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!