Sociologia UPE SSA3

4645 palavras 19 páginas
Sociologia
A mobilidade social é um campo de estudo da sociologia bastante usado para a compreensão das formas pelas quais os diferentes grupos humanos diferenciam os integrantes de uma mesma cultura. De forma mais específica, a mobilidade tem a importante função de pensar as vias e possibilidades de troca, ascensão ou rebaixamento que um determinado indivíduo possui no meio em que estabelece suas relações.
A mobilidade social horizontal: Alterações no estatuto social mas que não provocam mudança de classe ou de estrato social. É o caso de uma pessoa que pelo casamento obtém um estatuto diferente (o de casado) mas continua no mesmo estrato social.
A mobilidade social vertical: Está relacionada com a constituição de classes sociais e o surgimento dos valores de ascensão social. A estratificação social altera profundamente os padrões de sociabilidade, que passam a se assentar na solidariedade grupal a partir do desempenho de funções produtivas semelhantes.
ESTRUTURA SOCIAL é o que define determinada sociedade se constitui da rela-ção de vários fatores: econômicos, políticos, sociais, religiosos, culturais, etc. que dão uma face para cada sociedade.
ESTRATIFICAÇÃO: a maneira como os vários indivíduos e grupos são classifica-dos em estratos (camadas) sociais e o modo como ocorre à mobilidade de um nível para o outro.
Para estudar a estratificação devemos verificar como se organizam as estruturas de apropriação (economia) e dominação (política), influenciados também por outros elementos (religião, escola, etnia, etc.) que influem no processo de hierarquização. Estas semelhanças e diferenças são produzidas pelos diferentes processos históri-cos.
Para sociologia, mobilidade social é um conceito de extrema importância uma vez que tal atributo representa o nível de deslocamento social dentro dos vários estratos que existem na sociedade. Os aspectos dinâmicos do interior dos estratos sociais costumam ser percebidos através do que os sociólogos chamam de mobilidade

Relacionados

  • MANUAL SSA-2014
    15133 palavras | 61 páginas
  • SSA-2014
    10325 palavras | 42 páginas