Sociologia - petrópolis e sua herança imperial

Páginas: 8 (1770 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ATIVIDADE ECONÔMICA PREDOMINANTE 4
2.2 COMO SURGIU O TURISMO 4
2.3 O TURISMO GEROU OUTRAS ATIVIDADES 6
2.3.1 TÊXTIL 6
2.3.2 HOTELARIA 7
2.4 SUGESTÃO DE ATIVIDADE 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO

Estudar a história da cidade de Petrópolis é fazer um “tour” por acontecimentos importantíssimos da históriado nascimento do Brasil. Sua história se mistura com outras grandiosas como a proclamação da República, o fim do Reinado, o fim da escravidão, colonização européia, dentre outras.
Desde a criação do município, seu crescimento se deu na companhia de momentos singulares do desenvolvimento do Brasil.
A proposta deste estudo é, através dos nossos levantamentos,verificarmos as principais atividades econômicas de nossa cidade, classificando-as conforme sua predominância e sugerirmos alguma possível atividade que possa alavancar ainda mais o desenvolvimento do município.

DESENVOLVIMENTO

Petrópolis, antiga Fazenda do Córrego Seco, de clima ameno, de muitas belezas naturais, distante apenas 65 km do Rio de janeiro, serviu de moradia pra famíliareal portuguesa, que subia a serra no verão.
É a partir deste quadro que sua história começa a se desenhar.

1 aTIVIDADE ECONÔMICA PREDOMINANTE

O setor de turismo se acentuou em decorrência da história de nossa cidade, já desde o início do Império, o que a transformou em atração turística e cultural permanente.
Conhecida mundialmente como a CidadeImperial das Américas, em qualquer época do ano, pode-se encontrar pelas ruas grupos de excursões - turísticas ou escolares - explorando seu passado: Museu Imperial, Palácio de Cristal, Casa de Santos Dumont, arquitetura histórica das residências, passeios de charrete ou aproveitando as facilidades do presente: compras nas malharias da Rua Tereza, feiras de antiguidades, etc.
Todas essasatrações a colocam como um dos maiores centros receptivos de turismo do Brasil. Anualmente, 500 mil pessoas visitam a cidade, gerando empregos e receita.

2 como surgiu o turismo

A região onde se localiza Petrópolis era um lugar que servia de passagem entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais e que chamou a atenção de D. Pedro I por volta de 1830, que a comprou e após a sua morte, foiherdada pelo seu filho D. Pedro II. graças ao Major Júlio Frederico Koeler, engenheiro do exército de Sua Majestade, e de Paulo Barbosa, mordomo da Casa Imperial, a então fazenda ganhou um arrojado plano urbanístico, que resultou na fundação da cidade em 16 de março de 1843.
Durante todo o 2° Reinado, a presença de D. Pedro II em Petrópolis se destacou, acima de qualquer outrapersonalidade, por sua influência, pela constância da sua presença e do seu amor à cidade.  “Fale-me de Petrópolis”, pedia a quem o visitava no exílio, pouco antes de falecer.  Com o Imperador na cidade, ela se tornava a capital do Império e centro da atenção nacional e com isso, A cidade se desenvolvia rapidamente. 
Nobres, políticos, diplomatas, ricos negociantes e a intelectualidade daépoca se transferiam para Petrópolis, durante um semestre a cada ano.  Palacetes eram construídos para morada dessa gente abonada.  Quem não tinha moradia se hospedava em hotéis e casas de família.  E a cidade assumia um aspecto elegante.  Muitos desses palacetes, hoje tombados, fazem parte do patrimônio arquitetônico do Centro Histórico da cidade, como as casas de Santos Dumont, de Rui Barbosa,do Barão do Rio Branco, do Barão de Mauá, dentre outras, cuja preservação é imprescindível para o desenvolvimento turístico e cultural de Petrópolis.
Mesmo com a Proclamação da República e exílio da Família Imperial, Petrópolis soube manter seu prestígio, sendo, inclusive, capital do Estado do Rio de Janeiro de 1894 a 1903. Aqui foi assinado o Tratado de Petrópolis que anexava o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A herança intelectual da sociologia
  • A Herança Intelectual da Sociologia
  • a herança intelectual da sociologia
  • A Herança Cultural da Sociologia
  • Florestan Fernandes- A herança intelectual da Sociologia
  • Filosofia e Sociologia
  • Petrópolis
  • Petrópolis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!