Sociologia Geral e Jurídica

Páginas: 6 (1418 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Questionário sobre o filme Abril Despedaçado, de Walter Salles



1) Tomando por base os capítulos Crenças sobre a alma e sobre a morte e Direito de Propriedade de “A Cidade Antiga”, explique a frase: “Teu avô, teu tio, morreram por essa terra. Tu és um Breves”

Resposta: Essa frase fala que o rapaz tem que continuar lutando pela honra da família, como os antepassados fizeram. É umatradição.

2) Tome por base a frase “a gente é que nem os bois – roda, roda e nunca sai do lugar” e relacione a idéia de circularidade com a lógica das sociedades simples

Resposta: A idéia da circularidade é que da voltas e nunca sai do lugar, fica sempre naquela mesmice, foi o que vimos no filme, que se baseia na cidade de interior, as pessoas ali trabalham em suas próprias terras e ficam naquelemesmo lugar ate morrer.

3) A partir do tópico “Culto aos mortos” de A Cidade Antiga”, explique a frase: “Nessa casa os mortos é que comandam os vivos”

Resposta: Os mortos eram sagrados naquelas famílias, pois os vivos teriam que matar aquele rival como o morto fez para não acabar com a honra da família. Por esse motivo estabelecia-se uma poderosa união entre todas as gerações de uma mesmafamília.

4) A partir do tópico “A religião doméstica” de “A Cidade Antiga” explique o diálogo:

 Se o Senhor desse permissão, eu pegava os homens e nós acabávamos logo de uma vez com a raça desses Breves
 Já te disse e vou repetir pela última vez: o sangue de cada um tem a mesma valia. Tu só tem o direito de pedir o sangue que perdeu. Quem ultrapassa esse direito paga dobrado por isso nessavida ou em outra. Foi isso que meu pai me ensinou e o pai do meu pai ensinou a ele. Vai ser assim até minha morte”

Resposta: A regra dos antepassados tinha muita valia naquela época, como se fosse Deus que tivesse colocado a regra naquela família. Podemos ver que o filme trata-se de uma religião muito forte naquelas famílias.

5) Qual o significado dos quadros na parede das casas dos Breves edos Ferreira?

Resposta: Os quadros na parede são daquelas pessoas que fundaram aquela família. E o significado desses quadros na parede é que os vivos daquela família deve respeito aqueles antepassados.

6) Qual a lógica que explica a rixa de sangue desenvolvida no filme?

Resposta: A lógica é que com a rixa cada uma daquelas famílias está defendendo a honra daqueles antepassados, a honra dafamília.

7) Qual o significado sociológico da faixa preta amarrada no braço de Tonho Breves? Explique com base nos princípios que regem as sociedades simples.

Resposta: Significa que aquele esta marcado para morrer, ele será extinto daquela sociedade para defender a honra de tal família.


QUESTIONÁRIO “MISSISSIPI EM CHAMAS”, de Alan Parker


1) Cena: Chegada dos dois agentes do FBI napequena cidade do Mississipi.
A partir da idéia de papéis sociais fortemente definidos, explique a atitude de Gene Hackman em relação aos velhos que, um pouco afastados, o observam.

Resposta: A atitude de Gene Hackman em relação aos velhos que o observavam foi o esparado, pois aqueles velhinhos tem a tradição de que quando uma pessoa passar por eles tem que os cumprimentar por respeito aosmais velhos, pois eles tem maior prestígio e autoridade nas sociedades tradicionais.

2) Cena: almoço no restaurante, quando o personagem de Willem Dafoe senta-se ao lado de um negro.
A partir do conceito de status atribuído analise esta cena.

Resposta: O status atribuído independe da capacidade do individuo para sua obtenção, ele recebe este status quando nasce. Então, quando Willem Dafoesenta-se ao lado daquele negro ele esta quebrando aquele status, aquela regra em que aquelas pessoas daquela cidade foram atribuídas.

3) Cena: conversa entre os dois agentes no dormitório
A partir do conceito de consciência coletiva analise a frase pronunciada pelo personagem interpretado por Gene Hackaman: “há coisas pelas quais vale a pena matar”.

Resposta: Consciência Coletiva, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociologia geral e jurídica- questões
  • Sociologia Geral E Juridica
  • sociologia geral e juridica
  • Sociologia Geral e Júridica
  • Sociologia geral e jurídica
  • Diferenças entre sociologia geral e jurídica
  • Apostila de Sociologia Geral e Jurídica
  • Sociologia geral e jurídica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!