Sociologia - execercíos - florestan fernandes

426 palavras 2 páginas
Responda em grupo de até 7 pessoas
Texto Florestan Fernades, p. 38 – 42
23/4/2013

Nome dos alunos ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1. Qual é o periodo conceituado como Nova República e como Florestan Fernandes o vê?

2. Sobre o Pacto Social à brasileira é correto afirmar:
I – Graças à Democracia social constituída com as forças vivas que lutaram contra a ditadura militar foi possível realizar um governo de coalisão fortemente impactado por uma política de transformação social.
II – que este não fundamentou a democracia social visto que as elites mandatárias do período autoritário se mantêm na Nova República e de cima constituem via Centrão um processo de transição democrática lenta, gradual e segura.
III – Este processo de transição democrática reconceituou o termo Pacto Social visto que os pobres e necessitados foram privilegiados com a ação de cooptação das forças de esquerda no centro do Pacto, fato este que impediu a formação de uma ação e cultura favorável a retomada de desenvolvimento econômico dentro da ordem democrática.
( ) I e II
( ) II e III
( ) I, II e III

3. Por que Florestan Fernades se refere a democratização brasileira como lenta, gradual e segura? Exemplifique com um fenômeno social que expressa este processo.

4. Análise os pontos em comum e de diferença entre o pacto realizado na década de oitenta e dos dias atuais e tendo em vista a concepção de Florestan Fernandes, como o grupo enxerga a política de

Relacionados