Sociologia_Estudo

757 palavras 4 páginas
Sociologia

O que é a sociedade?
A Sociedade significa o relacionamento dos homens entre si que, organizado por uma forma distinta de trabalho, dá origem a uma cultura.
O que é a sociologia e qual seu objeto de estudo?
Procura estudar o ser humano em suas diversas formas de associação e de organização. Estudam mudanças que alteram a arte, estética, cultura, comportamento humano no trabalho, politica, lazer e na religião, ou seja, tudo o que envolve as relações sociais. Tem a missão de oferecer condições aos homens para entender a sociedade em que vivem de maneira racional e questionadora.
O que significa pensar sociologicamente?
Procurar conhecer o contexto global que envolve o ser humano em seu ambiente familiar, trabalho, escola, hospitais, presídios, áreas de lazer ou onde quer que esteja, é procurar identificar as causas e os fenômenos sociais como a pobreza, violência, desemprego, falta de condições de moradia, conflitos étnicos e culturais nas cidades e nos campos.
Porque a feira é um lugar por onde se pode pensar sociologicamente?
Porque as pessoas conseguem se relacionar entre si em um ambiente amplo, com várias pessoas e crianças convivendo com diferentes tipos de trabalho como o do transportador, feirante, limpeza realizando diversas atividades e compartilhandodas mudanças sociais existentes no local.
Identifique a ideia central sobre a sociedade de cada pensador abaixo:
August Comte; O núcleo da filosofia de Comte radica na ideia de que a sociedade só pode ser convenientemente reorganizada através de uma completa reforma intelectual do Homem.
Emile Durkheim; Trabalhava para um aperfeiçoamento da consciência coletiva, dizia que “ohomem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável”, ou seja, adquiriria hábitos e costumes de acordo com o convívio de seu grupo.
Max Weber; A sociedade, para Weber, constitui um sistema de poder, que perpassa todos os níveis da sociedade, desde as relações de classe a

Relacionados