Sociologia do turismo

Páginas: 7 (1695 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015
1- Explique as posições teóricas dos principais autores da sociologia e saliente a importância da socióloga para o estudo dos fenómenos turísticos.


O Turismo é um fenómeno multidimensional e é por isso que um alargado leque de disciplinas científicas o tem vindo a eleger como objecto de investigação.
Como a sociologia foi das pioneiras em tais abordagens o seu objectivo é dissecar a suarelação com o turismo e analisa-lo como um fenómeno social.
A sociologia do turismo estuda as motivações, relações sociais e a interacção entre os indivíduos e grupos relacionados com a actividade turística, focando-se no comportamento humano em função do meio, a interacção entres indivíduos (visitante-visitado) e nos impactos dos turistas e nas sociedades que os recebem.

Marx

Revolucionário comunistaque marcou a historia politica com ideias humanitárias, como promover uma sociedade igualitária, socialista, e que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva desse sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
As suas ideiasinfluenciam a chamada revolução socialista, movida por metade da população mundial da época.
Marx faz uma crítica radical ao capitalismo, onde predomina a exploração do trabalhador pela Burguesia.
Socialismo Humanista que se preocupa principalmente com a alienação do homem.



Durkheim

O fenómeno social constitui-se do facto social (religioso, politico, literário, artístico) exterior ao individuoe determinador das suas acções.
A sociedade é exterior ao individuo e determina as interacções sociais.
No pensamento Durkheiniano a sociedade prevalece sobre o individuo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc..
O individuo obedece a um serie de leis impostas pela sociedade e não tem direito a modifica-las.
Para Durkheim o objecto deestudo da sociologia são os factos sociais, que são as regras impostas pela sociedade (leis, costumes..) e são passadas de geração em geração.
É a sociedade, como colectividade, que organiza, condiciona e controla as acções individuais.
o individuo aprende a seguir normas que não foram criadas por ele, essas regras limitam a sua acção e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociasWeber

Para ele a sociedade não funciona de forma tão simples e nem pode ser harmoniosa como pensam Comte e Durkheim, mas também não propõe uma revolução como faz Marx, mas afirma que o papel da Sociologia é observar e analisar os fenómenos que ocorrem na sociedade, procurando extrair desses fenómenos os ensinamentos e sistematizá-los para uma melhor compreensão, é por isso que sua Sociologiarecebe o nome de compreensiva

Dá prioridade às acções individuais .
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das acções individuais, ou seja, todas as acções que o individuo faz, orientando-se pela acção de outros.
Só existe acção social quando o individuo tenta estabelecer algum tipo de comunicação a partir da acção com os demais.

Weber estabeleceu 4 tipos de acção social :-Acção tradicional : Determinada por um costume
-Acção afectiva: Determinada por afectos ou estados emocionais
-Acção racional: Crença consistente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade.
-Acção racional com relação a fins :Determinada pelo calculo racional que coloca fins e organiza os meus necessários


2-Comente a seguinte afirmação tendo emconta a contraposição ente o pensamento dos autores Humanistas e Pós-Freudomarxistas.

Correntes humanistas

- Perspectiva compensatória do esforço da actividade produtiva – viagens como a actividade mais genuína da personalidade humana;
-Vantagens para os países em vias de
desenvolvimento;
- Plano político – conhecimento entre povos –
evita os confrontos.TURISMO E MUDANÇA SOCIAL

-Teorias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia do turismo
  • Sociologia do turismo
  • A sociologia e o turismo
  • Sociologia do turismo
  • Sociologia do Turismo
  • Sociologia do Turismo
  • Trabalho De Sociologia Do Turismo
  • Resenha Sociologia do Turismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!