SOCIOLOGIA DO TURISMO:PARA UMA NOVA COMPREENSÃO DO LAZER E DAS VIAGENS

1587 palavras 7 páginas
Sociologia do Turismo é um livro a partir do qual é possível pensar os limites do turismo de massa. No entanto, em vez de se restringir a uma crítica, Krippendorf propõe alternativas para os problemas que ele identifica.
Sociologia do Turismo situa o turismo inserido na sociedade ocidental moderna. É uma atividade que serve a reconstituição do ser estressado, bastante acuado pelo cotidiano de trabalho. Este, tecnicista e ao mesmo tempo alienante, associado à repartição do ambiente de trabalho daquele reservado para a moradia, resulta no desgaste físico e mental de qualquer trabalhador. Cumprir metas de forma individual e compartimentada mantém as pessoas distanciadas umas das outras e com isso precisando de certo período de tempo para recarregar forças.
A válvula de escape para tamanho cansaço tem sido o uso do tempo de lazer em viagens. Krippendorf (1989, p. 27) chama de ciclo da reconstituição característico da sociedade industrial a relação “trabalho-moradia-lazer- viagem”. Fora do ambiente de trabalho uma pessoa tem muito pouco com o que se distrair. As cidades modernas com todo o seu “cinza” e todo o seu “concreto”, se não reproduz o ambiente de trabalho, oferece muito pouco de espaço para que o trabalhador entre em contato consigo mesmo e com isso possa voltar as suas tarefas rotineiras mais disposto.
A viagem que se deseja é aquela em que o descanso é a prioridade. Em uma entrevista sobre motivações dos turistas, em férias na Alemanha no ano de 1985, em 64%2 das respostas as pessoas respondem que sair de férias é “para desligar, relaxar” (KRIPPENDORF, 1989, p. 49). A melhor opção para viagens a fim de atender essa e outras demandas semelhantes (fugir da rotina diária, recarregar forças, etc.), por muito tempo foi aquela em que a estrutura turística fazia tudo pelo turista. Não é por menos que cenários exóticos, comidas importadas, serviço de primeira, estiveram entre os preferidos dos roteiros turísticos. Sol e

Relacionados