Sociologia do Direito

Páginas: 12 (2994 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
1. Revoluções Francesas e Industriais:
As primeiras reflexões sistemáticas sobre o socialismo originou-se com duas grandes Revoluções do século XVII
Revolução Industrial: Teve seu inicio na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Homens passaram a ser substituídos por máquinas que produziam mais e custavam menos. O que fez os problemas sociais aumentarem muito, já quea população que antes trabalhavam de forma artesanal ficou desempregada.
A sociedade foi dividida em dois grupos, os Burgueses que controlavam a economia e os Proletariados que eram à força de trabalho. Com a revolução os métodos de produção se tornaram mais eficientes. Esse processo ocasionou diversas mudanças, como o crescimento das cidades, o aumento de concentração populacional e degradaçõesnas vidas dos trabalhadores. Desse modo diversos pensadores começaram a refletir sobre os novos problemas sociais: “A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela Revolução Industrial”
Revolução Francesa: A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. A França era um país absolutista na época. Asituação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI.
 Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorousignificativamente.
A revolução francesa influenciou na sociologia, pois a ascensão da burguesia ao poder, o fim do feudalismo e do domínio da igreja. Por algum tempo o socialismo foi proibido nas escolas com a justificativa de incitar revoltas.

2. Octávio Ianni e seus pensamentos sobre:
Surgimento da Sociologia: Para Ianni a sociologia não é um estudo que surgiu do nada, mas sim que sedesenvolveu com o Mundo Moderno, mas precisamente em meados do século XIX. É uma época em que a força social se revela mais abertamente. Pode-se dizer que a sociologia é um fruto muito peculiar desse mundo, com todas as suas principais características, formas de pensamentos. A Sociologia surge inspirada nas contribuições filosóficas dos prenúncios da Modernidade. De seus filósofos, artistas, cientistas, opensamento sobre o mundo moderno se alimenta e permanece mutável, transformando-se, repensando-se, para acompanhar seu objeto, que nunca permanece o mesmo. 
Relações de produção: Por meio da crítica de três linhas de pensamento, Marx desenvolve uma teoria segundo a qual a anatomia da sociedade está nas suas relações de produção, a partir do momento em que Marx equipara a totalidade da vida sociala edifício cujas bases estão nas relações de produção (estrutura) a partir da qual se projeta a política, o direito, as artes, a religião e a cultura (elementos da superestrutura).
Capitalismo: O capitalismo é uma forma histórica que organiza toda a vida social em torno do mercado, e a lógica da troca é o que determina o mercado. Nessa sociedade capitalista o trabalho humano torna-se umamercadoria, vendem-se capacidades físicas e mentais de um individuo. O mercado no capitalismo aparece como uma instituição neutra que garante e promove os ideais da sociedade:a liberdade e igualdade para todos.No entanto o mercado aprofunda desigualdades que estão na base do capitalismo.
Ideologia Alemã: Na obra “A Ideologia Alemã” os filósofos Marx e Engels põe em questão as idéias de reforma dahumanidade dos neo-hegelianos. De acordo com a obra, alguns ideólogos alemães afirmam que a Alemanha teria sido nestes últimos anos o teatro de uma revolução sem precedentes. Em ideologia alemã, contudo, Marx e Engels consideram ideológica toda forma de pensamento desvinculada da prática social, tomada em si mesma, e que, mediante um processo de inversão, passa a ser compreendida como a própria origem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia do direito
  • SOCIOLOGIA DO DIREITO
  • Sociologia e direito
  • Sociologia do direito
  • sociologia do direito
  • Sociologia do Direito
  • Sociologia do direito
  • Sociologia do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!