sociologia da religião

Páginas: 5 (1187 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Sociologia da Religião – Faustino Teixeira dando enfoque teórico a Peter Berger

Faustino Teixeira aborda alguns tópicos das extensas obras de Peter Berger e diz que elas são de fundamental importância, pois as reflexões pontuarão decisivamente a reflexão sociológica, com obras como a construção social da realidade, O dossel sagrado. Peter Berger tem grande mérito, pois sua teorizaçãopossibilita analisar problemas tanto no nível micro, quanto no nível macro das ideologias. A afirmação da sociologia de Berger pode ser encontrada nas suas obras que traduzem a concepção do processo dialético fundamental a sociedade, para o autor a sociedade é um fenômeno eminentemente dialético, que traduz simultaneamente a dimensão de realidade produzida pelo sujeito, mas que reage continuamente ao seuprodutor.
Para reafirmar tal proposta o autor utiliza de forma sutil clássicos da sociologia como Marx Weber e Durkheim, as apropriações se dariam do seguinte modo: de Marx ele retira a auto produção mediante a externalização, de Weber a objetividade do mundo institucional que advém sempre da participação humana, e de Durkheim a abordagem do mundo institucional. Para Berger apesar daobjetividade social que marca o mundo social da experiência humana ela não adquire status apenas por isso.
Segundo o autor o processo dialético divide se em três momentos: externalização: significa a efusão, ou seja, a expressão do ser humano no mundo, a ruptura se dá no momento da criação imaginada essa é uma atitude antropológica fundamental segundo o autor; na objetivação: nessa etapa os produtosexteriorizados ganham autonomia com respeito a seu criador, valores, regras; ganham caráter de realidade objetiva e passa a confrontar com ele (sujeito) lá fora, as operações sociais tem escapam o entendimento do sujeito, o homem por exemplo produz valores e se sente culpado quando os transgride; a internalização: é o momento do processo em que o mundo social vem reiterando na consciência através dadinâmica de socialização. Para que a absorção do mundo real seja realizada com sucesso é necessária que haja sentido para o sujeito.
A tarefa dessa construção social do mundo não é isenta de dificuldades; a conversação desempenha papel fundamental, pois funciona como instrumento de plausibilidade do mundo socialmente construído, ou seja, estruturas que conferem a base social para dissolver orisco da dúvida e conservar a realidade. Como exemplo, podemos citar a importância da comunidade religiosa que mantem esse sentimento de plausibilidade, pois ela conserva esse sentimento de conversação e assim conserva e faz manutenção da experiência da conversão e coloca como plausível ao longo do tempo. O ser humano esbarra numa grande dificuldade que é de manter o mundo real funcionandosatisfatoriamente e a manutenção é feita através desse tênue fio da conversação, a conservação do nomus ou ordem significativa e um dos imperativos da engenharia social, para a manutenção do nomus utilizamos diversos mecanismos como o processo de legitimação, que segundo Faustino é entendido como saber socialmente objetivado que serve para explicar e justificar a ordem social, segundo o texto há váriostipos de legitimação, dentre elas: a incipiente, rudimentar, a legitimação das teorias explícitas e a legitimação dos universos simbólicos. Essas diversas formas de legitimação e controle social destinam-se a convencer o povo que aquilo que lhe é dito não só é sensato, mas também a única coisa certa.
Nesse processo nem sempre a internalização ocorre de forma desejada e isso pode provocardissonâncias cognitivas ou versões de divergências no universo simbólico.
Segundo a proposta de sua teoria sociológica a religião vem entendida como projeção humana baseada em infraestruturas, para Berger a religião é um sistema de símbolos que fundamentam a sociedade humana, trata se de um edifício de representação simbólica, garantindo-lhe nomização, a religião exerce de fato uma ordenação de realidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociologia da religião
  • Sociologia e religião
  • Sociologia da Religião
  • A sociologia da religião
  • A sociologia da Religião
  • sociologia da religião
  • Religião e Sociologia
  • Sociologia da Religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!