sociologia da educação

Páginas: 11 (2736 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

A Sociologia da Educação cria a possibilidade de gerar nos seus investigadores, ou ainda pesquisadores, compreender todos os detalhes do processo educativo, entendendo que a educação não é um fator isolado, mas é algo que se concretiza dentro de uma sociedade que por sua vez, tem suas leis, seus códigos e suas regras de vivência.
Esse estudo, também gera a compreensão de que aeducação se efetiva no espaço das inter-relações entre o homem, sociedade e escola. O que por sua vez é a fusão de diversas outras sociologias unidas para enriquecer a pesquisa daquele que estuda a sociologia da educação. E para entender melhor veremos grandes nomes da sociologia no Brasil.
No Brasil, um dos precursores do estudo da Sociologia da Educação foi Fernando Azevedo, uma dos participantesde um movimento chamado o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. Esse movimento foi que gerou a grande Reforma do Ensino no estado do Distrito Federal. E como também existem outros sociólogos como Fernando Henrique Cardoso, Florestan Fernandes e Sergio Buarque de Holanda.




Palavras chave: sociólogo, educador,














Como Fernando de Azevedo nasceu em Minas Gerais em1894 e faleceu em São Paulo em 1974, morou em diversos estados brasileiros, e mesmo sendo formado em direito, jamais advogou, dedicando boa parte de sua vida à docência e ao estudo sobre a educação. Esteve adiante da maioria dos educadores de seu tempo, levantando as bandeiras históricas da burguesia progressista e liberal. Uma das suas principais ideias de Fernando de Azevedo são:
CARACTERIZAÇÃODE UMA CONSCIÊNCIA
As idéias educacionais de Fernando de Azevedo estão profundamente ligadas às preocupações de ordem ética e política que sempre nortearam seu pensamento. Nessas idéias estava incluído o pressuposto de que a transformação da educação brasileira traria reflexos positivos sobre a estrutura da sociedade brasileira como um todo. Dizia que sã educação do cidadão é condição para asaúde do Estado.
Procura equacionar a oposição indivíduo e sociedade na formação da personalidade humana e fazendo referência aos estudos de Immanuel Kant, julga estar na consciência coletiva e no princípio da justiça o meio fundamental de realizar as mudanças almejadas.
Para ele “a escola organizada em regime de vida e trabalho comum não deve tender a sacrificar ou escravizar o indivíduo àcomunidade, nem prescindir os valores morais, na formação da personalidade humana” (PENNA, M. L., 1987).
Neste sentido, “só redundará em proveito da sociedade o individuo cuja personalidade atingir o máximo de desenvolvimento, e, portanto, de eficiência dentro das aptidões naturais” (PENNA, M. L., 1987).
A educação contém em si inúmeras possibilidades. Uma delas é de conduzir o indivíduo através doexercício da razão, pelo caminho da ética e a outra seria a de considerar que o espírito crítico é a via real que busca soluções para as questões do mundo.
Percebe-se claramente que a idéia da moral para a educação é um dos conceitos fundamentais deste autor e que ele acredita que a formação da personalidade moral e do sentido social seriam as duas finalidades essenciais do processo pedagógico.
OPROJETO AZEVEDIANO DE RECONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE POR MEIO DA EDUCAÇÃO
O surgimento de uma consciência educacional emergiu de uma geração vítima, ela própria, das falhas do meio social e do sistema educacional que se formou. Essa consciência não eclodiu de repente, mas já estava em formação desde os anos 20.
Neste contexto, duas idéias vetores parecem constituir o cerne da reforma educacionalrealizadas por Azevedo em 1928 quando este ocupava o cargo de diretor de instrução pública no Distrito Federal, como também no Manifesto dos Pioneiros, redigido por ele.
1 – A necessidade de uma mudança nas mentalidades;
2 – A constatação de que o problema da educação é de ordem filosófica e política.
A transformação das mentalidades estaria vinculada ao ideal de um novo humanismo e à possibilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia da Educação
  • Sociologia da educação
  • Sociologia da educação
  • Sociologia da educação
  • sociologia e educação
  • sociologia da educação
  • sociologia da educaçao
  • Sociologia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!