Sociologia da educação

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
A sociologia nada mais é que um fruto de dois acontecimentos históricos, derivado a sociedade, á ação humana, á formação do pensamento e a junção da atividade prática, que transforma não só o espaço, mas também cada indivíduo.
O surgimento da sociologia ocorreu num contexto histórico especifico sociedade feudal e sociedade capitalista. Sua criação representa o resultado de um processohistórico e cientifico que tem como base o século XVIII.
São os aparecimentos desencadeados pelas duas revoluções desse século, que possibilitaram o aparecimento da sociologia, que seria a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
A Revolução Industrial no plano da realidade social trouxe a introdução da maquina a vapor, e o aperfeiçoamento dos métodos produtivos, com isso as cidades crescerambastante com o afluxo de camponeses atraídos para o trabalho nas fábricas, surgindo assim uma nova classe social (o proletariado industrial).
No século XVII aconteceu um avanço no modo de pensar, como o livre exame da realidade, característica marcante dos pensadores conhecidos como ‘ racionalistas’. Esse avanço se completa no século XVIII, com os ‘ iluministas’, que utilizavam a razão paracriticar a sociedade e não buscavam apenas transformar as velhas formas de conhecimento. Nesse contexto os iluministas analisaram vários aspectos da sociedade. Seu objetivo era demonstrar que as instituições da época eram injustas e impediam a liberdade do homem e por isso deveriam ser eliminadas. Esse pensamento revolucionário levou os iluministas a ter um papel importante na Revolução Francesa, de1789.
Essa evolução do pensamento humano que utilizam a razão para um livre exame da realidade, juntamente com os problemas que surgiram pela Revolução Industrial foram as duas principais circunstâncias que possibilitam o surgimento da sociologia, tendo como objetivo em ‘ organizar’ a sociedade.
.
A sociologia de Émile Durkheim ( 1858-1917)

Durkheim nasceu em Lorena (França) e éconsiderado um dos pais da sociologia moderna.
Segundo Durkheim o indivíduo esta preso a sociedade, suas idéias, pensamentos, atitudes e forma de valorização são definidos pela sociedade e não por si próprio,o indivíduo não é formado a partir de si próprio.Para Durkheim é o padrão da sociedade que se impõe sobre o indivíduo,ou seja, a questão do fato social, que procura usar a força coercitiva;através das regras morais e culturais,ou seja, são as regras que definem os padrões de comportamento dos indivíduos,que não está escrito em papel ou em lugar algum,que não seja lei,que não seja código,mais a sociedade acaba adotando essas regras devido a um costume,a um padrão cultural,a uma questão familiar,religiosa,ou seja, fato social é qualquer coisa que a sociedade consegue impor sobre oindivíduo,qualquer tipo de padrão de comportamento ético e moral, mas no contexto social, político,cultural, todo padrão de comportamento, em todas essas esferas são impostas aos indivíduos através do fato social.
Durkheim trabalha também a questão da sociedade moderna sobre seu funcionamento mais abrangente; ele procura fazer comparações a partir da sociedade moderna e da sociedade primitiva. Ele tambémtrabalha a questão da solidariedade que para ele não tem a ver com aqueles conceitos de amizade, de companheirismo, de paz e amor e sim um elo de ligação entre os indivíduos dentro de uma sociedade, é o que restabelece as relações de convivência entre os indivíduos.
Durkheim separa a solidariedade em dois tipos: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica. A solidariedade mecânicaseria: [...] aquela que predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação á divisão do trabalho social (COSTA, 2002, p.64)
Para todo ser humano sobreviver é necessário moradia, alimento, é necessário roupas, são coisas mínimas (para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia da Educação
  • Sociologia da educação
  • Sociologia da educação
  • Sociologia da educação
  • sociologia e educação
  • sociologia da educação
  • sociologia da educaçao
  • Sociologia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!