Sociologia Clássicos

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
SOCIOLOGIA GERAL (JORNALISMO – NOTURNO).

DANIEL GONÇALVES LIMA BORGES DA SILVA

Resumos – Clássicos Durkheim, Max Weber e Karl Marx

1. A Sociologia de Durkheim

Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos da sociologia. Ele queria definir comrigor a sociologia como ciência, estabelecendo seus princípios e limites e rompendo com as ideias de senso comum, que interpretavam a realidade social de maneira vulgar e sem critério.
Durkheim definiu os fatos sociais como objeto da sociedade, com três características básicas: a coersão social, são exteriores aos indivíduos e a generalidade. Para ele, o fato social é experimentado pelo indivíduocomo realidade independente e preexistente.
Identificados e caracterizados os fatos sociais, Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia, onde a explicação científica exigia que o pesquisador estabelecesse e mantivesse certa distância e neutralidade em relação aos fatos, procurando a objetividade de sua análise. Ele aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como“coisas”, dispondo de métodos objetivos para apreender suas regularidades.
Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social. Ela, como todo organismo, apresentam estados considerados normais e patológicos. O normal é aquele que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que refleteos valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. Patológico é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente.
Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo. Embora todos possuam sua consciência individual, a consciência coletiva surgecomo formas padronizadas de conduta e pensamentos no interior de qualquer grupo ou sociedade.
Para ele, a sociedade deveria ter ainda por objetivo comparar as diversas sociedades, constituindo assim o campo da morfologia social. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da borda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento em que osindivíduos se assemelhavam aos átomos. Desse ponto de partida, foi possível uma série de combinações das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente.
Durkheim se distingue dos demais positivistas porque suas ideias ultrapassaram a reflexão filosófica e chegaram a constituir um todo organizado e sistemático de pressupostos teóricos e metodológicos sobre sociedade.2. Sociologia Alemã: a contribuição de Max Weber

Max Weber foi o grande sistematizador e figura dominante da sociologia alemã. Para ele, a pesquisa baseada na coleta é essencial para a compreensão das sociedades. Essa pesquisa, baseada na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenças sociais, que seriam de Gênese e não de estágios deevolução. Além disso, ele defende que o caráter particular e específico de cada formação social e histórica deve ser respeitado.
Weber consegue combinar a perspectiva histórica, que respeita as particularidades de cada sociedade, e a sociológica, que ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico. Seu objeto de investigação é a ação social, a conduta humana dotada de sentido.Assim, o homem passou a ter significado e especificidade.
Ao contrário da sociologia positivista, ele acreditava que não existia oposição entre o individuo e as sociedades. Weber rejeita a maioria das proposições positivistas:
o evolucionismo, a exterioridade do cientista social em relação ao objeto de estudo e a recusa em aceitar a importância dos indivíduos e dos diferentes momentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clássicos da sociologia
  • Os classicos da sociologia
  • Clássicos da sociologia
  • Clássicos da Sociologia
  • Classicos da Sociologia
  • Os clássicos da sociologia
  • Clássicos da Sociologia
  • Os clássicos da Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!