Sociologia cirtica

2333 palavras 10 páginas
A Sociedade chegou a uma desigualdade social tão absurda, tão gritante, que não são poucos os que perceberam que assim como está não pode ficar, que está mais que na hora de dar os primeiros passos rumo a uma mudança, a um novo caminho. Não será tarefa fácil, pois a maioria ainda que perceba,queira e sonhe com um mundo mais justo, menos desigual, não acredita que seja possível, foram convencidos (dominados) pelas teorias, pelas “ideias impostas” por uma minoria egoísta que se beneficia com esta situação (exploração). Estes beneficiados, obviamente, desejam que o sistema continue como está e que os “robozinhos” continuem a trabalhar para eles e que não aprendam a pensar, pois seria perigoso!
Para entendermos como se instaurou tamanha desigualdade social e como se disseminou a crença de que não tem mais solução, de que sempre foi assim e que sempre será, precisamos analisar alguns tópicos. O sistema astucioso que está por trás disso funciona muito bem e de forma muito sutil, tanto, que manipula, domina e explora, sem que a maioria perceba as verdadeiras intenções.
Todos têm teorias para explicar tudo. Teorias são formadas através de observações, generalizações sob determinado fato, são um conjunto de leis que procuram explicar a realidade. Um conjunto de teorias dá origem ao que chamamos de Ciência, que por sua vez procura explicar a realidade, fatos, fenômenos. Mas nenhuma teoria ou lei consegue explicar todos os fenômenos ou o fenômeno todo, todos os fatos ou o fato todo, sempre pode ficar algum vazio, algo que não foi explicado intencionalmente ou não. Estas teorias mal explicadas, vazias em alguns pontos, é que dão origem a ideia que se pretende “transmitir”, ideias erradas, distorcidas, incompletas e falsas sobre os fatos e a realidade. Para quê servem estas falsas ideias que são propagadas por aí, qual intenção ou quem está por trás disso? Ora, servem para fazer o povo acreditar que se ele é pobre é por culpa dele, por não saber poupar, por não trabalhar o

Relacionados