Sociologia brasileira ao longo da história

Páginas: 6 (1356 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
PRODUÇÃO ÚNICA
Tema: Uma visão sociológica da sociedade brasileira ao longo da história

O tema a ser discorrido, é antes de tudo, um esboço e uma visão não muito complexa visto que falar sobre sociedade e suas instituições sociais são temas que possuem amplos diferentes graus de complexidade. Por isso como ponto de partida, iremos buscar entender a sociedade, desde que ela começou a serchamada assim até hoje como a vimos. Mas realmente o que vem a ser o estudo da sociologia? Podemos entender por Sociologia como uma ciência que aborda e que se interessa de modo acentuado pela realidade, pelos fenômenos sociais e de todo o comportamento humano frente à sociedade. Essa abrangência pode ser entendida como uma forma de explicação que a sociologia busca a fim de entender o que relacionacom o homem e seus problemas.
Antes de estudar o homem na sociedade e nos mais diversos tecidos sociais, deve-se compreender a origem de tudo isso, quando ainda era um gene, ou seja , numa esfera biológica para depois estudar o ser social, cognitivo. Pois não se pode olhar apenas pelo sentido estrito, mas como um todo. Conforme citou Fritjof Capra:
“em defesa desse meu proceder, posso afirmarque, em fim de contas, a própria realidade social evoluiu a partir do mundo biológico, [...] os primeiros hominídeos desenvolveram um cérebro complexo, a linguagem e a capacidade de fabricar ferramentas; ao mesmo tempo, a absoluta inépcia de seus filhotes, que nasciam prematuros, levou a formação das famílias e comunidades de apoio que constituíram as bases da vida social humana” (CAPRA, 2005,p.21).
Isso prova verdadeiramente que a vida deve ser compreendida tanto biologicamente quanto socialmente.
Cabe lembrar que o estudo que a sociologia faz não é um todo, ou seja, observar todos os fatos de uma dada sociedade e almejar alcançar toda a complexidade da vida social, o que realmente se preocupa é em conhecer algumas regularidades no seu modo de ser e consegui-las entender.
Após essaanálise não tão profunda sobre o que vem a ser o estudo sociológico, cabe agora dissertar o objeto de estudo desta- as sociedades.
“ embora dependa de determinadas condições físicas para sua existência e o seu funcionamento tais como uma população e um território, a sociedade não se reduz a sua dimensão ética. Não existe sociedade se não existem ideias e sentimentos semelhantes compartilhados pelosindivíduos. A ação coletiva ou conjugada só é possível graças ao fato de que através da comunicação simbólica, os homens podem partilhar ideias e sentimentos entre si” (VILLA NOVA, 2006, p.68).
A sociedade brasileira passou por forte processo dinâmico em toda a sua estrutura. Todas essas mudanças dão pra se entender que a sociedade não é parada e estática, mas sim que passou por diferentes etapas afim de se chegar a uma identidade hoje. Tais mudanças afetaram sem dúvidas o modo de pensar dos indivíduos, a cultura e especialmente a estrutura familiar.
A evolução do homem começou a cerca de 4,5 milhões de anos, começando pelo Autralopitecos e mais tarde numa cadeia evolutiva, o homo sapiens sapiens até chegar a esse nível racional, a espécie humana. O homem tinha um modo rudimentar nalinguagem e em todo o modo de vida. Eles viviam em hordas, modos de convivência ainda selvagem. O processo de evolução do homem é muito complexo. Este aspecto foi ponderado por Roque Laraia, ao afirmar que:
[...] a natureza não age por saltos o primata, como ironizou um antropólogo físico, não foi promovido da noite para o dia ao posto de homem. O conhecimento cientifico atual está convencido de queo salto da natureza para a cultura foi contínuo e incrivelmente lento. (LARAIA,1988,p.58).
Os avanços deu origem a uma organização social mais complexa dessa anteriormente. O ser humano começou a depender mais da sua inteligência e não mais de seu poder intuitivo e isso era o que mais estava impulsionando sua sobrevivência. A sociedade tradicional foi uma organização social que manteve entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos sindicais ao longo da história
  • Os principais momentos da Educação Brasileira ao longo da História do nosso País
  • ao longo da historia
  • Resenha sobre as principais concepções de infância e suas mudanças ao longo da história brasileira
  • sociologia
  • Sociologia brasileira
  • A sociologia Brasileira
  • sociologia brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!