sociologia alguns pensaodrews

2145 palavras 9 páginas
Noção de sociedade
Durkheim
Durkheim focava sua atenção no todo (sociedade), entendia a sociedade como um verdadeiro organismo harmonioso, composta por instituições sociais (órgãos), onde o dever destas é exercer seus papéis dentro da sociedade em questão, determinando a ordem e colaborando para a progressão. Para ele, a sociedade também é sagrada por excelência e formadora de valores.
Weber
Já Weber, focava sua atenção na parte (indivíduo), entendia a sociedade como o produto final das interações sociais e relação dos indivíduos da mesma, dessa forma, cada ação social é responsável pela construção da sociedade, pensamento conhecido como “teia de múltiplos significações”. Para ele, a sociedade também é formada por homens e um ambiente formado de valores.
Marx
Para Marx, a sociedade não é um todo harmônico, onde as classes devem cooperar para funcionamento do todo. O que existe é o conflito e essa relação de antagonismo entre capital e trabalho, entre capitalistas e proletariado.

Divisão social do trabalho
Durkheim
Durkheim estuda a divisão do trabalho e conceitua-o como estrutura de toda a sociedade de que a divisão econômica não passa de uma manifestação. Para ele, existe duas formas de solidariedade, a mecânica, solidariedade por semelhança, quando esta forma domina uma sociedade, os indivíduos diferem pouco um dos outros. Membros de uma mesma coletividade, eles se assemelham por terem os mesmos sentidos e valores. Nessa sociedade, a consciência coletiva abrange a maior parte das consciências individuais, e por sua vez, a sociedade apresenta coerência pois os indivíduos não se diferenciaram ainda. A forma oposta de solidariedade, orgânica, é aquela que o consenso, isto é, a unidade coerente da coletividade, resulta de uma diferenciação, uma vez que o consenso se realiza pois os indivíduos são diferentes. Cada indivíduo exerce sua função porém não se parecem, justificando a alta consciência individual e pouca consciência coletiva.
Weber
Enquanto a

Relacionados