Sociologia alemã: a contribuiçao de max weber

Páginas: 2 (357 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
RELATORIO – CLUBE DA LUTA

O incomodo que sentimos, ao depararmos com o que somos, e com o que não gostaríamos de ser, contesto todo o conhecimento adquirido até aquele presente momento. O dom deaprendermos o que é bom, mesmo sendo de um contexto ruim é inerentemente coisa de cada individuo, sendo ele seu auto analisador. Esse complexo contexto é provado naquilo que negamos a todo instante.O Filme Clube da Luta do diretor Quentin Tarantino, aborda uma questão filosófica que o firme exprime em meio a religião fundamentalista que traz em si tantas crenças, filosofias e máximas que só épossível compreendê-la como neurose. No trecho: “Nós somos os filhos do meio da história, sem propósito ou lugar não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão.
Nossa grande guerra é a guerraespiritual, nossa grande depressão é a nossa vida (...)” personagem Tyler Durden (Brad Pitt), vemos que a árdua luta para compreendermos realmente o que somos, como traduzimos essa tal GuerraEspiritual que criamos dentro de nos mesmos? Se abandonarmos, deixarmos de lado, e de algum modo esquecermo-nos excessivamente de algo, corremos o risco de vê-lo reaparecer com uma violência redobrada. Issose exprime por meio da fala presente no filme: “Será que não vou me libertar de suas regras rígidas?
Será que não vou me libertar de sua arte inteligente?
Será que não vou me libertar dos pecados edo perfeccionismo?
Digo: evolua, mesmo se você desmoronar por dentro”
A questão da fidelidade que se tanto prega no filme, sendo marcada no nas frases: 1ª regra do clube da luta é: Você não falasobre o clube da luta; 2ª regra do clube da luta é: Você não fala sobre o clube da luta; mostra uma problemática ligada ao simbolismo religioso e a fé, ou seja, toda essa fidelidade, lealdade ao “Clube”simbolicamente representada na fé como a possível nutrição um sentimento de fé em relação a uma pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia alemã: a contribuição de max weber
  • Sociologia Alemã
  • Sociologia alemã: a contribuição de max weber
  • sociologia alemã: A contribuição de Max Weber
  • Sociologia alemã e a contribuição de max weber
  • Sociologia alemã: a contribuição de max weber
  • SOCIOLOGIA ALEMÃ: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER
  • Síntese: Sociologia alemã: a contribuição de Max Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!